domingo, 27 de setembro de 2009

Jornalistas

Pesquisa revelou que quase dois terços dos americanos desconfiam das notícias divulgadas por jornalistas.

É o pior índice de credibilidade desde 1985, quando o Pew Research Center começou a fazer a pesquisa.

Entre as estatísticas sombrias, o estudo revela que 74% das 1.506 pessoas ouvidas acreditam que a mídia noticia fatos de cunho social ou político de forma preconceituosa.

Na continuação da curva descendente, a receita dos jornais americanos caiu 29% na primeira metade do ano.

O advento da internet promoveu a descentralização da notícia, quebrou o monopólio da imprensa tradicional. Gerou uma crise de identidade no jornalismo.

A nova mídia atingiu uma indústria da comunicação já em crise, pela perda de convicção da sua singularidade, como afirma a jornalista Lúcia Guimarães.

A verdadeira liberdade de imprensa chegou junto com a internet, no bojo da democratização da informação. Mas a perda de credibilidade jornalística decorre, em parte, do fato de todos falarem ao mesmo tempo.

Se, como quer a jornalista já citada, a rede instituiu uma nova hierarquia de notícias, o blog caseiro foi percebido como uma reação bolchevista para fazer justiça ao tzarismo do jornalista tradicional.

A incerteza sobre a descentralização da notícia embala a desconfiança do público na mídia jornalística.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 21/09/09.

Um comentário:

Caminhos do Turismo pelo Turismólogo disse...

Tem Selo do Prêmio Dardos para vc em meu blog.
Este é o "Prêmio Dardos" que dá a cada blogueiro o reconhecimento de seu valor, esforço, ajuda, transmissão de conhecimento todos os dias.
Você merece!