domingo, 27 de setembro de 2009

G-20

A reunião dos países que integram o G-20, em Pittsburgh, pode ter iniciado uma nova era na coordenação da economia mundial.

Pelo que foi relatado do encontro, o grupo foi institucionalizado, passando a substituto do G-8 como fórum de discussão das políticas econômicas mundiais.

Admitindo que o pior da crise parece ter passado, os líderes assumiram o compromisso de:
- manter as medidas de estímulo à economia
- agir para garantir a volta dos empregos
- reforçar a regulamentação do sistema financeiro internacional para evitar novas crises no futuro.

Comprometeram-se, ainda, a instruir seus ministros da Fazenda a preparar estratégias de saída para, no momento certo, coordenarem o fim dos pacotes de modo a não afetar o crescimento mundial.

As maiores instituições financeiras ficarão sob vigilância, e a remuneração dos executivos ficará ligada ao desempenho. Parte do poder dos europeus no FMI e Banco Mundial será transferida aos países emergentes, em 5% e 3% respectivamente.

O grupo tornará a se reunir no Canadá, em junho de 2010, e na Coreia, em novembro do mesmo ano.

A tarefa atribuída ao G-20 vai exigir, para que seja eficaz, maior esforço de articulação entre seus membros e absorção do papel mais relevante que os emergentes conquistaram.

Saiba mais no jornal O Globo, edição de 26/09/09.

Um comentário:

Anônimo disse...

Po rfalar em G20, felizmente os outros 19 estão também cometendo seus deslizes e bobagens - caso contrário o Brasil provavelmente estaria sendo ridicularizado na figura do "cara"!