terça-feira, 23 de junho de 2009

Poranga


Neste momento, estou na cidade de Poranga, onde está fazendo uma agradável temperatura.

Tive a oportunidade de verificar o sucesso de um programa do meu Governo, financiado pelo Fundo de Combate à Pobreza (FECOP).

Refiro-me ao apoio dado à apicultura, que neste município alcançou extraordinário desenvolvimento. O mel aqui produzido, é claro, de excelente qualidade, com grande aceitação na Europa, sobretudo na Alemanha.

A produção de Poranga é comercializada através da CEARAPI, responsável pela exportação do mel, comprado aos produtores por R$ 80,00 o balde de 25 kg.

Aqui há 26 produtores em atividade, congregados em uma associação comunitária. A produção estimada, neste ano de 2009, deve alcançar 15 toneladas.

A produtividade é de cerca de 25 a 30 kg por colmeia, com três colheitas durante os quatro meses do inverno. As floradas predominantes na região são do marmeleiro, bamburral, jurema preta e cipó uva.

No meu período de Governo, a prática da apicultura foi disseminada em todo o Ceará, com apoio tecnológico através do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), e financeiro via FECOP, criando uma alternativa de renda para as famílias da zona rural.

10 comentários:

Augusto disse...

Parabéns pela iniciativa, Dr. Lúcio.
O seu governo era moderno, ativo e muito preocupado com as pessoas de baixa renda.
O FECOP era, na sua época, um instrumento importante na luta para reduzir as desigualdades sociais do nosso estado.
Aproveite a estada em Poranga.

Sávio Bezerra disse...

Parabéns. Poranga e o Ceará ficaram mais doces à partir desse programa.

Sávio Bezerra disse...

Ontem, o governador Cid Gomes, disse na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará que o sindicato dos professores era intransigente. Veja bem gente: INTRANSIGFENTE e não ví até o momento, posso está enganado, mas nenhuma defesa dos que se diziam de lutas (Deputados Estaduais, Federais, Vereadores, etc.) em defesados trabalhadores, no caso os professores.

Alexandre disse...

Sem sombra de dúvidas, o seu Governo era um governo voltado para os mais necessitados, com obras sociais que causavam impacto positivo para as famílias carentes. O FECOP naquela época combatido pelos deputados de oposição ao seu governo, hoje batem palma para esse programa. Pena que hoje, os investimentos do FECOP do atual governo estejam somente voltados para financiar obras que não são diretamente direcionadas para a pobreza, como deveria ser. Os valores executados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) nos primeiros meses do governo Cid Gomes (PSB) foram quase oito vezes menores em relação ao mesmo período de 2006, último ano de mandato do ex-governador Lúcio Alcântara (PR)(fonte O POVO).
O FECOP FOI UM FUNDO CRIADO PELO EX-GOVERNADOR LÚCIO ALCÂNTARA, PARA COMBATER A POBREZA NO ESTADO DO CEARÁ.
LEMBRO-ME MUITO BEM QUE A OPOSIÇÃO NAQUELA ÉPOCA (PT, PSB, ALGUNS DE OUTROS PARTIDOS),FORAM CONTRA, DISCURSOS INFLAMADOS( PRINCIPALMENTE ALGUNS DEPUTADOS QUE HOJE DEFENDEM COM UNHAS E DENTES O MESMO FECOP.PELA NOVA LEI DO FECOP OS RECURSOS DESTE FUNDO PODEM SER APLICADOS PELAS SECRETARIAS
ESTADUAIS EM QUALQUER PROGRAMA, DESCARACTERIZANDO O FECOP. ASSIM UMA SECRETARIA
PODE INVESTIR, POR EXEMPLO, NA COMPRA DE HILUX, PARA TRANSPORTAR SEUS SERVIDORES.
O FECOP FOI CRIADO PARA PROMOVER, DESENVOLVER PROGRAMAS PARA MELHORAR A VIDA DOS QUE
VIVIAM ABAIXO DA LINHA DA POBREZA, PRINCIPALMENTE NOS MUNICÍPIOS ONDE IDH ( ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ) ERA COMPROVADAMENTE MUITO AQUÉM DO ESPERADO PARA QUE O SER HUMANO PUDESSE VIVER COM DIGNIDADE.
OS DEPUTADOS HEITOR FÉRRER ( PDT ) E TÂNIA GURGEL ( PSDB ) VOTARAM CONTRA A MUDANÇA
NA LEI DO FECOP. E PRA FINALIZAR,
OS MESMOS QUE ERAM CONTRA HOJE APLAUDEM O FECOP.

Aderson Pinho disse...

Gostaria de agradecer imensamente a visita do Ex Governador e Ex Senador Dr. Lúcio Alcântara ao nosso Município. O povo de Poranga reconhece não só o seu trabalho, mas o trabalho de todos aqueles que fizerem pela pobreza em nossa cidade. Parabenizo por ter vindo ao nosso maior Distrito aqui em Poranga, Buritizal, na qual participou das comemorações religiosas nesse período, e sua religiosidade marca aquilo que todos nós sabemos: o senhor é um homem de fé. Nossa cidade estará sempre aberta a visita de qualquer líder político, seja regional ou estadual. Poranga, terra de Eufrasino Neto, na qual se orgulha de tê-lo como filho, sempre o receberá de braços abertos em nossa querida Poranga. Agradecer também por toda estrutura que hoje temos com a Apicultura, na qual tivemos em seu governo, trazendo assim o desenvolvimento para os produtores de mel aqui de Poranga. O FECOP ajudou em muito os pequenos municípios, principalmente os de menor IDH, fazendo com que as ações fossem direcionadas à pobreza. Muito obrigado por sua visita em nosso Município.

Anônimo disse...

Isso eh Lucio Alcantara,SIMPLES ASSIM PARABENS PORANGA.

CÁRLISSON ASSUNÇÃO- PORANGA disse...

Dr. Lúcio, gostaria de agradecer sua honrada visita a Poranga e região,e lembrar que além do incentivo a apilcultura, através da casa do mel, temos também a escola indígena, CENTEC, asfaltamento do aeroporto, reforma anual das estradas através do DERT, PROGRAMA DE AGENTES RURAIS, mestres da cultura, enfim, no seu governo observavamos o interesse de diminuir as desigualdades regionais, através principalmente do FECOP.
Grande abraço!

Unknown disse...

Nesse post merecem destaque o exemplo de simplicidade de um político que, mesmo tendo exercido os mais altos cargos a que um político pode almejar em seu Estado, visita regularmente as mais distantes e pequenas localidades para conviver com os seus concidadãos e a fibra do Prefeito Aderson que cumpre com o seu papel de homem público a receber com fidalguia e sem temor uma importante personalidade da política e da história contemporânea do Ceará. Parabens Dr. Lúcio, parabens Aderson e parabens Poranga!!!

Anônimo disse...

Quando Governador Dr.Lúcio visitou todos os municípios do nosso Estado. Muitos por mais de duas vezes. Isso é governar para todos. Parabéns e sucesso!!! Andre.

Anônimo disse...

é seu aderson coisa q vc naum faz pela poranga e procurar melhoras para a nossa cidade só pensa em robar o dinheiro do povo cadé o dinheiro do funcionaríos em?