sábado, 12 de julho de 2008

Monteiro Lobato


Nos tempos que vivemos, de elevação desmedida do preço do petróleo, da auto-suficiência brasileira neste combustível e de promissoras descobertas de novos campos de óleo, faz bem lembrar Monteiro Lobato e a defesa que fez da exploração de óleo no Brasil.

Desde seu retorno dos Estados Unidos, em 1931, envolveu-se em campanha em favor da exploração do petróleo, pela iniciativa privada, pois não confiava no Governo para a empreitada.

Sem conseguir a adesão de Getúlio Vargas às suas idéias, denunciava a indiferença do Governo, e dizia que Getúlio preferia engordar na Presidência.

Desavindo com o Presidente, terminou no cárcere do Estado Novo. Desolado com a inércia do Governo, diante de questão tão importante, afirmou, irônico: atirei no petróleo e acertei na cadeia, prova bem má pontaria.

É hora de lembrar Lobato para render-lhe homenagem merecida pela luta que empreendeu em favor de uma política de exploração do petróleo.

Saiba mais sobre isso, lendo o artigo do historiador Marco Antônio Villa, no jornal Estado de S. Paulo, edição de 15/06/08.

Nenhum comentário: