domingo, 20 de julho de 2008

Aforismos

Domiciano Leite Ribeiro, Visconde de Araxá, esteve entre os que Alfredo Pujol chamou de contistas da roça. A denominação não tem caráter depreciativo. Longe disso. O que queria, era chamar atenção para uma espécie de escola literária, que teve muitos filiados e pouco reconhecimento.

Cita, entre outros nomes, o do cearense Franklin Távora, com O Cabeleira; Inglês de Sousa, José Veríssimo, autores do que intitulou literatura do sertão.

Quanto ao Visconde de Araxá, suas Reminiscências e Fantasias, publicação póstuma, feita em 1883, pelo Dr. Lucindo Filho, em Vassouras, teve escassa tiragem.

Jorge Pinto, neto do Visconde, publicaria, anos mais tarde, estudo crítico sobre o livro para reconhecer-lhe a graça do estilo. Araxá estimava fazer máximas pontilhadas de ironia, tendo algumas sido recuperadas.

A seguir, uma amostra das que escreveu:

Dois e dois são quatro - diz o matemático. Veremos, diz o legista.
Paciência - emplasto que todos aplicam às dores alheias.
Céticos conheço que não acreditam em Deus nem no diabo; conheço-os até que não acreditam em si mesmos; mas cético, que não acredita no dinheiro, ainda não vi.
Todas as ruas Direitas são tortas; daí veio talvez a lembrança de chamar "direito" ao corpo das leis.


Saiba mais lendo Machado de Assis. Curso literário em sete conferências na Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. Alfredo Pujol. Academia Brasileira de Letras/Imprensa Oficial. São Paulo, 2007.

Nenhum comentário: