terça-feira, 17 de junho de 2008

Flashes

Um
O dragão da inflação começa a botar fogo pelas narinas. A taxa de 0,79 em maio é a maior em 3 anos. Índice de 5,58%, em 12 meses, supera o centro da meta em 1 ponto.
Saiba mais no jornal Folha de S. Paulo, edição de 12/06/08.

Dois
Fortaleza vem conquistando espaços como cidade com capacidade de atrair e gerar negócios. No ranking das Melhores Cidades Para Fazer Negócios na América Latina, é a 8ª no Brasil e a 32ª na América Latina, à frente de Recife e Salvador. Se formos capazes de aproveitar melhor nosso potencial, com uma gestão competente, poderemos avançar ainda mais.
Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edição de 06/06/08.

Três
O Produto Interno Bruto (PIB) cearense, no primeiro trimestre, cresceu bem, 5,4%. Todavia, foi menor do que o do Brasil. Para quem precisa crescer mais que a média nacional, para diminuir nossa diferença em relação às áreas mais desenvolvidas do País, o resultado deixa a desejar.
Saiba mais no jornal O Estado, edição de 13/06/08.

Quatro
As exportações do Estado do Ceará cairam 3,4% em maio, comparadas ao mesmo mês do ano anterior. É o menor resultado em relação ao País desde 1999.
Saiba mais no jornal O Estado, edição de 06/06/08.

7 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Respondo ao Kilmer. Este CAPITAL ESTRANGEIRO que se investe no País, mercê da globalização, da segurança dos contratos e dos altíssimos juros que se pagam por aqui não é senão especulativo. Hélio Fernandes chama-o “capital-motel”: fica por pouco tempo. Sem compromisso com os trabalhadores nacionais, com a indústria e empresariado nacionais, está aqui só enquanto lhe é vantajoso. O BACEN o atrai e mantém com política cambial errada. Agora há severo risco de crise internacional. Se vier, alcança o Brasil, abala a propalada solidez das contas externas. Aliada a nova onda inflacionária, levaria a fortes desequilíbrios internos, para os quais os governos – inclusive o de Lula – jamais se preparam como deviam. Ameaçaria a manutenção dos programas sociais federais. Este cenário, tenebroso, não é impossível de ocorrer. A saída NÃO É econômica; é NACIONAL, envolvendo governos, população e empresários num mesmo projeto.

Célio Ferreira Facó disse...

NÃO COMEÇA no Brasil a operação “Mãos Limpas”, CONTRA A CORRUPÇÃO. Há só breves iniciativas, como esta "O que você tem a ver com a corrupção?", do Conselho Nacional dos Procuradores. Alguns de seus coordenadores enchem hoje página inteira de O Povo (Este Jornal faz sua Primeira Página como se fosse revista: muitas figuras grandes e legendas, pouco texto) com a UNANIMIDADE de que a corrupção é deletéria, impede o desenvolvimento, tem de acabar. Falta uma investida peremptória. Há enxurrada de provas. A sociedade ganha a consciência da gravidade da situação. A impunidade encoraja a novos assaltos. Pior com a morosidade dos processos. Entre os corruptos, figurões do cenário político, servidores dos mais altos cargos. Há também os corruptores. Fraudam situações, movimentam fortunas. Que permaneçam impunes implica a ausência do Estado de Direito, a falácia da Democracia, o fim da República. Forma piorada de corrupção é a eleitoral, como escreve Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto. Desvirtuar a representação popular. Constranger populações. Barganhar o sufrágio do eleitor. Realizar propaganda ilegal. Usar da máquina pública. Assistimos agora à decisão dos partidos sobre lançar candidatos a Prefeito de Fortaleza. Reúnem-se uns representantezinhos locais dos partidozinhos - sem povo, sem urna, sem estarem de acordo consigo mesmos - e decidem-se por fulaninho. Por ironia, chamam estes conciliábulos a portas fechadas de decisão democrática, majoritária.

Célio Ferreira Facó disse...

Eleição para Prefeito de Fortaleza. Leio que alguns partidos políticos reúnem-se para escolher candidato que lançar oficialmente agora. Procedem, entretanto, às vezes, de modo tão arrogante, exclusivista, impopular que imaginei o que seria talvez a CARTA DE APRESENTAÇÃO dos candidatos assim indicados, se seus partidos devessem escrever a VERDADE numa linguagem entre obscena e franca: “Partidozinho X, reunido por seus representantezinhos locais - sem povo, sem urna, sem nunca estar de acordo consigo mesmo – decide-se por indicar fulaninho para Prefeito de Fortaleza, esta cidadezinha tão da nossa imensa cupidez. Todos os cidadãozinhos saibam desta decisão que tomamos em conciliábulo a portas fechadas e a tratem como decisão democrática, soberana e popular. Encomendamos já umas propagandazinhas em agenciazinha publicitária que serão nosso plano de governo”. Imaginemos agora se este pessoalzinho estará à altura do desafio de governar a quarta metrópole do País e merecerá ser levado a sério? Fortalezenses já não deviam tolerar este circo ruim.

Anônimo disse...

O senhor pouco cita O POVO. Isso parece coisa de quem está ressentido, doutor Lúcio, o que não é bom para o político. E faz mal para o espírito humano.

Lúcio Alcântara disse...

Não há nada contra O POVO. Nem tenho ressentimento algum.Deste mal estou livre. Basta ver as vezes em que tenho me manifestado sobre a importância deste grande órgão de nossa imprensa.

Anônimo disse...

Certa feita ouvi do GRANDE Lúcio Alcântara, em uma entrevista coletiva, a seguinte frase: A RAIVA SÓ FAZ MAL PARA QUEM A TEM. Essas palavras ainda hoje me norteiam quando quero me deixar levar pelo sentimento de mágoa ou raiva. Também eu quero ficar livre desse mal Dr. Lúcio. Tô quase conseguindo, porém, com esse Desgoverno que está aí, às vezes fica muito difícil...

Anônimo disse...

O Lúcio disse quwe não tem ressentimento com o povo. Melhor pra ele, que assim demonstra ser evoluído espiritualmente. Mas se quisesse ter, tinha muitos motivos...