quarta-feira, 18 de junho de 2008

Censura

Estranho o comportamento de parlamentares que criticaram o deputado Adahil Barreto (PR-CE) por discursar da tribuna da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, fazendo reparos à administração municipal de Fortaleza.

Ele falou como deputado, em pleno exercício do mandato, o qual é inviolável.

Os que criticaram-no, usam, freqüentemente, a palavra para elogiar as ações da Prefeita.

Quer dizer, elogiar pode, criticar não.

É isso?

Liberdade sim, mordaça não.

7 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

PAPEL DOS PARLAMENTOS, precipuamente, em todo o mundo moderno, é a fiscalização dos atos do Executivo. Está assim nas lições de Montesquieu, de John Locke, de Thomas Jefferson. Na Inglaterra, mais ou menos desde 1215. Na França, desde 1789. Imprescindível garantir a separação, independência dos poderes. No Ceará, terra atrasada, de hábitos medievais, os poderes legislativos – estadual, municipais - mal e mal realizam esta sua função essencial. Ou realizam-na por ela só uns poucos, raros deputados, vereadores. Situação deplorabilíssima, debilitante. Nesta anomalia, não é raro que prefeitos, até governador queiram-se governantes “absolutos” a cometer ilegitimidades, ilegalidades a esmo. SOBEJAM casos. Que deveria fazer, pois, qualquer que assumisse agora um mandato nestes parlamentos locais? Precisa FISCALIZAR, CONTROLAR. Que recuse o velho clientelismo, proponha a MUDANÇA. Só isto é nobre, memorável!

Célio Ferreira Facó disse...

Na Assembléia Legislativa do Ceará mal e mal realiza-se esta sua função essencial. Ou realizam-na por ela apenas dois deputados: Heitor Férrer e Adahil Barreto. Estes não são agora a oposição; são o próprio Legislativo. Situação deplorabilíssima, debilitante. Segundo Adahil Barreto nem sequer se reúne a Comissão de Fiscalização e Controle senão raramente. Depois da posse de seus membros, só raras vezes até hoje. Nesta anomalia, a bancada governista decide o destino de qualquer projeto de lei, requerimento, votação; pode dar as costas às reivindicações da cidadania; pode blindar o Executivo Estadual. Em que pesem os esforços de seu Presidente e o trabalho vigoroso de Heitor e de Adahil. Compreensível então que Cid Gomes, governador, tendo de ir a Europa, mande fretar avião em que levar auxiliares e convidadazinhas à Europa: sabe que dispõe de um legislativo amistoso.

Anônimo disse...

O Deputado Adahil o que fez fooi uma análise objetiva e racional de como andam as coisas na administração da nosssa cidade. O problema reside aí: a gestão (??????) não resiste a qualque análise, por superficial que seja.

Anônimo disse...

O Adahil ou qualquer Deputado tem, mais do que o direito, o dever de se pronunciar sobre a capital do estado.
Se a administração é muito ruim, paciência!!!

Anônimo disse...

O que eu gosto nesse deputado é que ele não fala besteira, como a maioria dos deputados. por isso é que ele incomoda.

Anônimo disse...

Espero que Adahil Barreto surpreenda e livre Fortaleza de mais quatro anos de desadministração petista ou do coronelismo Tassista-Cirista pois ainda seria pior do que mais quatro anos dessa louca de plantão.Espero que ele saiba aproveitar bem os espaços na midia e quem sabe vença essa eleição.

Anônimo disse...

AÇODAMENTO

Por falar em Deputado, tem um na assembléia que para bajular o governo não se preocupa nem em disfarçar.
O Deupado Roberto Cláudio foi elogiar como conquista do atual governo os números de pesquisa na área da educação, realizado em 2007, por tanto com dados de 2006 que colocam o Ceará com melhor desempenho entre todos os estados do Nordeste. Essa conquista é de governos passado, sobretudo do governo Lúcio, que estabeleceu metas de desempenho, inclusive com premiação pecuniária e reconhecimento públi às escolas e professores com melhor desempenho.