terça-feira, 29 de abril de 2008

Adolfo Caminha

Foi editado em Portugal, pela Palimpsesto, sendo a primeira vez naquele País, O bom crioulo, do escritor cearense Adolfo Caminha (1867-1897).

O romance tem como tema o homossexualismo, assunto tabu na época em que o livro foi escrito.

O autor teve vida breve e tumultuada, com sua obra discriminada e ignorada. O reconhecimento demoraria a chegar.

Hoje, o livro de que falamos, já tem traduções na França e nos Estados Unidos.

Torcato Sepúlveda, ao comentar a edição portuguesa, diz que se ela demorou tanto para vir à luz, deve-se à natureza do enredo.

Anota, ainda, que a primeira obra de ficção na literatura portuguesa a tratar de homossexualismo foi Sedução, de Marmelo Silva, já no século XX.

2 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

OCIOSA A NOTA DE CID GOMES à Assembléia Legislativa e aos concidadãos sobre a viagem nababesca à Europa. Começou com uma OBVIEDADE: estava em missão oficial. FANTASIOU: “peculiaridades” exigiram o vôo particular; quis diluir a própria responsabilidade: “Todos os governadores já o fizeram”. Foi TRAGICÔMICO ao pedir “desculpas” num caso cujo ônus envolve milhares e milhares de reais imposto ao orçamento de um Estado pobre como o Ceará; diz que agiu de boa fé. Anunciou um MILAGRE: quatro convidadazinhas suas, sem cargo público, a bordo de vôo privado, estada de dez dias na caríssima Europa “nada custaram”. Novidade foi dizer que tratou da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, talvez em Fortaleza. Será isto talvez prova suficiente de que futebol e irregularidades caminham juntos neste país. Propõe que se estabeleça “regulamentação” para os novos casos, como se já a não houvesse abundante: finge desconhecer os princípios do serviço púbico na Constituição, os institutos do direito administrativo, como o de improbidade administrativa. Heitor Férrer e Adahil Barreto não podem agora declinar do afã de cumprir os seus deveres na AL e promover o controle dos atos do Executivo Estadual. O Orçamento do Estado do Ceará e a Cidadania são objetivos maiores que a veleidade dos governos. Cumpre preservar um e outra agora.

Anônimo disse...

será que o ceara sabe que o tim gomes é primo legitimo do cid? será que o ceara vai ficar na mao dos ferreiras gomes em todas as esferas? cuidado.