domingo, 10 de fevereiro de 2008

O véu da discórdia


Acossada por imigração que não cessa, em boa parte de pessoas indiferentes, ou até hostis, à civilização ocidental cristã, a Europa debate-se em discussões sobre a melhor forma de tratar a questão.

O choque de culturas propicia um clima onde avançam a discriminação e a xenofobia. A violência na periferia das grandes cidades se origina muitas vezes da inadaptação cultural e exclusão social desses imigrantes e seus descendentes.

O problema ganha maior relevância quando se detectam membros dessas etnias como responsáveis por atos terroristas. Num esforço para melhorar a situação, a União Européia estabeleceu este ano de 2008 como o da integração das culturas.

Em meio às discussões em torno do tema, o uso do véu entre as mulheres muçulmanas, passou a ser visto como manifestação inadmissível de religiosidade em instituições e estados laicos. Uma espécie de afirmação cultural e recusa à integração na sociedade que as acolhe. A escola, por exemplo.

A Holanda vem de proibir a burka, a França não quer o véu nas escolas. Enquanto isso, na Turquia, o Parlamento acaba de aprovar uma lei que revoga a proibição do uso do véu nas universidades. Cem mil pessoas se reuniram durante a votação para se manifestarem contra a proposta. Acreditam que ela atenta contra a laicização do Estado, alcançada durante o processo de modernização do País, no curso das reformas introduzidas por Kemal Ataturk. Com a mudança, certamente a Turquia terá mais dificuldade para ingressar na União Européia.

O Arcebispo de Canterbury acaba de emitir uma declaração na qual afirma que considera inevitável, no futuro, a adoção da lei islâmica na Inglaterra. Como era de esperar, foi fortemente contestado em toda a Europa.

O véu é apenas um símbolo do choque cultural, da intolerância racial e do fundamentalismo religioso.

Um comentário:

Anônimo disse...

lucio,

uma palavra escrita em papel é fácil apagar,

agora uma palavra escrita na mente desce para o sangue e fica por lá, circulando, pressionando os tendões do sistema nervoso, por muito tempo e por muitas vidas... haja borracha

não entenda isso como uma tentativa de influenciá-lo, mas a informação que opõe oriente e ocidente é um ataque brabo e sistemático a Verdade,

precisa ser desmantelado porque essa separação impede a circulação do Verbo que foi colocado de forma seminal no oriente,

a oposição entre ocidente e oriente gera erros logóicos, causa muita confusão mental

temosai um sem números de filosofias em total distúrbio com a idéia da Verdade, a própria racioalidade ocidental é uma delas, porque faz imagem das antropologias e isso conduz a uma lógica de perseguições sem fim.

a quem interessa isso?

é fácil entender o que é o oriente, basta pensar que descende desta a palavra orientação

ação orientadora para o fundamental oriente

o cristianismo tem fundamento na tradição oriental...

nasceu no oriente e veio para o ocidente

e veio no sentido de manter o coração e as mentes do ponto ocidental ligadas ao ponto onde começou a circular o Verbo na terra,

é preciso jogar água nesta poeira medieval das teologias que separaram o cristianismo em 2 pedaços,

e o Brasil tem o designio de reestabelecer a credibilidade do oriente fundamental como caminho para o Verbo.

PS: interessante observar o quanto o português é mágico no sentido de desvelar o sentido primevo das palavras,

em português, pode reparar, a palavra contém a própria explicação,