terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ronda

É louvável a iniciativa do Governo cearense de investir recursos expressivos no combate à violência. Certamente, isso dará algum resultado. O que não torna as medidas isentas de crítica. Criticar honestamente não é torcer contra. Só os áulicos do Governo e os jornalistas amigos procuram disseminar essa idéia.

A Ronda de Quarteirão padece de um erro de origem. Foi imaginada para vencer uma eleição, não para oferecer mais segurança à população. Anunciada em plena campanha, foi alvo de tantas críticas, e era tão inconsistente que mereceu sucessivas reformulações midiáticas.

Iniciado o novo Governo, o que se viu foi a preocupação em adquirir viaturas de luxo, mediante discutível licitação e o desenho de um novo modelo de farda para os policiais.

Enquanto isso, a polícia vivia à míngua. Veículos parados à falta de combustível e peças, gratificações de policiais suspensas ou em atraso, um avançado concurso para recrutamento de novos policiais posto em marcha lenta, frustração salarial em decorrência de expectativas despertadas pelo então candidato, crise de autoridade e desrespeito à hierarquia. Este foi o cenário do ano passado, reproduzido pela imprensa e responsável pelo grande aumento da violência retratado nas estatísticas.

A novidade se limitou aos carros luxuosos desfilando pela cidade, enquanto o centro de Fortaleza era saqueado por arrastões. Depois de um ano, não chegaram a ser admitidos 1.000 novos policiais, após um curso feito às pressas, com redução de conteúdo e carga horária.

Em matéria de tecnologia, a inovação, ao contrário do que dizem, são os carros e as câmaras neles instaladas. Computadores de bordo e outros equipamentos de comunicação já existiam no sistema anterior.

Arrogância e improvisação marcaram as ações do Governo em relação à segurança. O custo social disso foi muito alto, traduzido por mortes, sofrimento, medo e angústia.

Esse é um passivo irresgatável.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez,Dr. Lúcio,seu comentário é o retrato fiel da verdade!Esse governo não tem compromisso com o povo que o elgeu pois suas ações não beneficiam primeiramente o povo e sim o interesse dos que estão hoje no poder e seus apaniguados.O povo do Ceará ainda vai ser enganado por muitos anos pois eles agem para se perpetuarem no poder e pelo visto ainda vão bater de frente com o maior cabo eleitoral deles,"aquele" que pensa que é o dono do Ceará e do mundo também.Continue atento e fazendo suas críticas de forma honesta e coerente,diferentemente dos desonestos e oportunistas que criticavam seu Governo,como o deputado de caráter duvidoso Nelson "Traíra" Martins.Parabéns pelo seu blog!Sou viciada nele.

Anônimo disse...

LUTEI E VOTEI NO NELSON TRAÍRA MARTINS. CONTUDO, A SUA POSIÇÃO SOBRE OS DEFENSORES PÚBLICOS APÓS A SUA ELEIÇÃO E A ELEIÇÃO DO CID GOMES, SERVIU DE EXEMPLO DE COMO NÃO VOTAR EM POLÍTICO DEMAGOGO. DEPUTADO NELSON MARTINS, AONDE ESTÁ O SEU DISCURSO ACALORADO SOBRE OS DEFENSROES PÚBLICOS, QUE OUTRORA NA GESTÃO LUCIO ALCANTARA NÃO POUPOU CRÍTICAS DIANTE DO TRATAMENTO DO LUCIO ALCANTARA FRENTE AOS DEFENSORES PUBLICOS. É DEPUTADO, PODE TER CERTEZA QEU JÁ TEM MUITA GENTE FAZENDO CORO CONTRA A SUA ELEIÇÃO DE 2010!!!!!!!!!

Johnson disse...

POLICIAIS COM SALÁRIOS PROSTITUIDOS E DESILUDIDOS VÃO AS RUAS DIARIAMENTE, O GOVERNO FAZ QUE PAGA BEM E OS POLICIAIS FAZEM QUE TRABALHAM.