domingo, 6 de janeiro de 2008

A frase do dia

O medo é o pai da crença.

Olavo Bilac

5 comentários:

José Sales disse...

Dr. Lúcio. Veja excelente reportagem do Diário do Nordeste, Caderno Regional(Capa), de hoje 2ª Feira, 07/12, sob o título "Contraste na Segurança", onde a foto ilustração é reveladora: "De um lado, o luxo do veículo, enquanto do outro, linhas de madeira cobertas com uma telha de amianto são a estrutura física do Posto de Fiscalização.

Célio Ferreira Facó disse...

IMPIEDADE grandiosa pode-se debitar ao Deus dos judeus a partir da PREDESTINAÇÃO e da Graça, distribuídas gratuitamente aos homens, segundo a religião cristã. Muitas outras religiões também o fazem. Com efeito, juntem-se todas as vítimas da intolerância romana, nos momentos iniciais do cristianismo, as das Cruzadas, as que a formidável estrutura da igreja Católica quis depois sacrificar sob a justificativa de bruxarias, as que pereceram nas guerras movidas pela perseguição entre igrejas, seitas, pastores, as das lutas da Reforma… O número chega logo aos milhões e milhões de vítimas imoladas em lugar de outro tanto para quem foi pacífica e alegre a conversão. Os próprios evangelhos, salvando a uns com a Boa Nova, condenou a outros como vis e indignos, como Judas. Não era de esperar que a remissão se desse geralmente, universalmente? De notar também que o próprio Judas, condenado, faz, entretanto, papel capital na construção e no desenvolvimento da nova fé: permite que se cumpram as antigas promessas, palavras divinas. Deu-se-lhe o papel do sacrifício e ele o tomou, qual outro Cristo. Isto mostra José Saramago, que é agnóstico, em seu O Evangelho Segundo Jesus Cristo.

Célio Ferreira Facó disse...

Nosso Poeta, que nos ensinou a possibilidade de “ouvir estrelas”, está a dizer “Crêem os que crêem, por que têm medo”. A máxima escolástica, que manteve na Idade Média o lume das primeiras civilizações clássicas, compreendendo o sacrifício a que se obriga a Razão nestas disputas teológicas, dizia: “Creio, por que é impossível”. Como a dizer: “Creio, sabendo que me engano”. E o texto mesmo da Bíblia: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Com efeito não é difícil nem novidadeiro apontar as muitas incoerências, contradições dos textos bíblicos. Nem mesmo a moral ali representada resiste ao exame mais isento. É possível achar-lhes um Deus furibundo, homicida, vingativo, egoísta. Historiadores já registraram o caráter grosseiro do povo mesmo que fundou as bases do judaísmo e no seio do qual nasceria Jesus. A avaliar o legado das religiões e das muitas igrejas entre os homens, parece que o seu melhor fruto foram os belos artísticos que se produziram sob sua inspiração. Assim a Capela Sistina, a Pietá, o canto gregoriano, as catedrais medievais, as obras primas de engenharia, a música sacra, os coros, a literatura cristã.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,
Sua análise sobre o atual governo é muito fria,coerente e muito pertinente.Acho que por ser um homem público e respeitado você tem obrigação de fazer essas observações e criticas mostrando a verdade sobre um governo que se elegeu em cima da bandeira da segurança e até hoje a única coisa que fez foi comprar carros luxuosos que com certeza deram muito lucro para a NEWLAND pois nem mesmo dirigí-los os PMs sabem.Espero que você seja mesmo candidato a Prefeito de Fortaleza pois nossa cidade está carente de um administrador com sua experiência e seriedade para administra-la.Serei seu cabo eleitoral.

Anônimo disse...

Governador,

A frase é bem cabal.

Se analisarmos pelo lado religoso o céu é para todos. Crentes e não crentes.

Mas é preciso fazer por merecê-lo.

José de Freitas