terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Seca

O jornal O Povo, edição de domingo, 27/01/13, publicou extensa matéria sob o título Planeta Seca cobrindo vários aspectos do fenômeno climático que incide entre nós com grande frequência.

Trata-se de minucioso levantamento que colabora para que se conheça melhor a seca e suas consequências.

Chama atenção no levantamento feito o descaso do governo do estado para com os efeitos de sua incidência atual sobre o homem, os rebanhos, a economia e a natureza.

Vivemos uma das piores secas de nossa história. Estimativas avaliam que serão necessários 20 anos para que o nordeste se recupere dessa tragédia. E o mais grave : instituições especializadas admitem que a ocorrência se repita este ano.

Para se ter uma ideia do desinteresse da administração estadual pelo tema basta observar a execução orçamentária dos órgãos afetos ao assunto.

A manchete do jornal resume o tratamento dado ao problema:

"Ineficiência} Metade dos recursos previstos não foi utilizado em 2012
Em 2012, ano de grave seca, grande parte dos recursos previstos para os órgãos que atuam no combate à estiagem não foi executada. Burocracia e falta de planejamento são apontados como fatores da ineficiência".

Foram pesquisados os seguintes órgãos: Secretaria dos Recursos Hídricos, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Fundo Estadual de Assistência Social, Instituto de Desenvoilvimento Agrário do Ceará, Fundo de Defesa Civil do Estado do Ceará e Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar.

Nenhum comentário: