quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mentir com números


O governo tem pautado a imprensa com uma agenda positiva baseada em números falsos. Em seu livro "Como mentir com as estatísticas", estudado nas universidades, Darrel Hull mostra como a realidade pode ser distorcida se alterarmos as escalas de uma tabela ou se compararmos números de bases diferentes, e outras formas de manipulação passíveis de enganar pessoas menos atentas. Uma delas é a que ficou conhecida pela boca do ex-ministro Ricupero: o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde".

As manchetes que dão conta de que o PIB do Ceará vem crescendo muito acima da média nacional e mais do que na época de meu governo - que os governistas fazem questão de comparar - contêm duas inverdades. Nem o Ceará vem crescendo tanto assim - no ano de 2011 a indústria do Ceará teve o pior desempenho nacional. E comparado com o Brasil, o crescimento do Ceará no 1º mandato Cid Gomes avançou menos do que no período entre 2002 e 2006, quando tive a honra de governar o Ceará.

O Ipece é o órgão técnico de planejamento do governo, o que cuida dos números, dados e levantamentos. A questão do PIB tem uma singularidade que escapa a muitos. A consolidação é um processo demorado e chega a dois anos de descompasso. O governo, estadual ou federal, trabalha com números preliminares, o que é comum. Posteriormente é que se verifica o real. Procedimento comum. O não usual é como se faz agora. O Ipece tem apresentado projeções preliminares muito otimistas, que são repassadas para a mídia. E deixa de corrigir quando os números não se comportaram como o previsto.

Pequeno exemplo: Em 2009, o Ceará cresceu 3% segundo dados preliminares do Ipece, e o Brasil teria apresentado resultado negativo: -0,6%. Mas os números definitivos consolidados pelo IBGE desnudam um cenário bem diferente. Em vez dos 3% anunciados, o Ceará cresceu apenas 0,04%. Estes números finais não provocaram manchete. Soltaram fogos em vão. Abaixo a tabela apresentada pelo Ipece em seu relatório, já finalizado. (http://www.ipece.ce.gov.br/publicacoes/ipece-informe/Apresentacao_Informe_25.pdf)




(Clique na imagem para melhor visualização)


Os números causam certo fetiche nos jornalistas que os destacam em manchete. Nem sempre, porém, são bem apurados. A busca diária pela informação e a dinâmica de uma redação não propiciam o aprofundamento de uma análise que muitos dados demandam. Quem chamou a atenção para o fato foi a ombudsman da Folha, Suzana Singer, no texto intitulado "A tentação dos números", publicado na Folha de S. Paulo, de 08/01/2012.

Reproduzo pequeno trecho: "No impreciso e subjetivo mundo em que se move o jornalismo, números são tentadores. Eles conferem uma aura de cientificidade, passam a impressão de que aquela reportagem diz a verdade, que não se baseia em declarações ou opiniões".

Ela termina com uma listinha de conselhos para jornalistas da Folha:

- NÃO DIVULGARÁS NÚMEROS SEM CONTEXTUALIZÁ-LOS
- NÃO REPETIRÁS NÚMEROS SEM QUESTIONÁ-LOS
- DUVIDARÁS DAS FONTES
- NÃO TE PRECIPITARÁS
- SERÁS COMEDIDO

Só assim se explica que os jornais do Ceará, sem questionamento, transformaram em manchetes declarações do governador Cid Gomes, de que o Ceará vai dobrar o seu PIB nas próximas duas décadas. Um claro exagero.
Volto ao assunto.

3 comentários:

David Coelho disse...

Foi lançado o projeto " carinhoso" que doa R$ 70,00 a alguns brasileiros. Mas para o trabalhador brasileiro o Governo Federal não tem nenhum gesto de carinho , mas concede a todos que trabalham um abandono total.
Tenho uma sugestão:
Baseado no projeto " carinhoso" o Governo Federal deveria conceder a todos trabalhadores na ativa e aposentados um abono de R$700,00 no mes de junho.
Todos precisam de carinho....$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Anônimo disse...

O Jornalismo com o "impreciso e subjetivo mundo" pode fazer muito mal à sociedade. Nosso povo precisa de mais senso crítico e pessoas que nos alertem com estes enganos!
Conversei com meu primo LUÍS PIRES MAIA, Eng.Agr., ex-diretor da Escola Agrícola de Lavras da Mangabeira e conhecedor de alguns detalhes da vida do livreiro LUÍS DE CARVALHO MAIA. Telefone residencial 853224-5259. De seu eleitor e admirador (ex-aluno) médico por 34 anos em S.G.Amarante JOSÉ BEZERRA MAIA FONE 8824-8877

Célio Facó disse...

Números postiços e, não raro, uma imprensinha submissa ao Poder, incapaz de cumprir as funções do bom Jornalismo, servem às intenções eleitoreiras de grupelhos na Política.

ANTÍDOTO EFICAZ é abrir os olhos.

Enquanto houver CORRUPÇÃO, FRAUDES, EPIDEMIAS, ANALFABETISMO, CAUDILHISMO POLÍTICO, LIXÕES, MENDIGOS, FAVELAS, os números são nada.

Como estes governicos que os produzem.