quinta-feira, 29 de março de 2012

Leitura

Conclui a leitura de Isabel I, de Isabel Machado; A esfera dos livros.

Romance histórico, com licenças ficcionais, que trata da vida e do reinado de Isabel I, Rainha da Inglaterra, filha de Ana Bolena e Henrique VIII.

Desavenças religiosas entre protestantes e católicos, guerras entre reinos, insurreições internas, consolidação da Igreja Anglicana, espionagem, anexação de Portugal à Espanha após a morte de D. Sebastião, formação de importantes redes comerciais integradas por judeus constituem o pano de fundo do livro.

Isabel I deu origem a era Elizabetana que marcou a história da Inglaterra como um período de paz e grande prosperidade econômica e a imposição de uma Igreja Anglicana moderada.

Nunca tendo casado ficou conhecida como a Rainha Virgem que resistiu às pressões da Corte para contrair matrimônio e originar descendência que assegurasse sua sucessão.

Teve por médico um judeu português com quem simpatizava que terminou decapitado acusado de tramar contra sua vida. Morreu com a sensação de haver cometido injustiça contra ele.

Com o reino em risco não hesitou em mandar ao cepo  Maria Tudor, católica, Rainha da Escócia, sua prima, que ambicionava seu trono.

Antes de morrer designou o filho desta, Jaime Stuart, seu sucessor.

O livro vale por ser um amplo painel da sociedade europeia, principalmente inglesa, no século XVI.  

Nenhum comentário: