segunda-feira, 26 de março de 2012

Dicionários

O comportamento politicamente correto consiste numa atitude que visa evitar constrangimentos, discriminações, preconceitos, em razão de etnias, cor, religião, gênero, política e preferencias sexuais.

Tem por fundamento justiça, solidariedade e humanismo.

Uma interpretação excessiva, radical, dessa ideia tende a desmerece-la e até ridicularizar algo que era inicialmente uma boa iniciativa.

Uma visão alheia à história tem levado a ações descabidas como a proposta de modificação de livros de Monteiro Lobato por considerar seus conteúdos racistas.

Ao enveredar por esses caminhos os caçadores de incorreções políticas teriam muito o que fazer em relação a incontáveis obras da literatura brasileira e mundial consagradas através dos anos.

Fariam melhor se olhassem a obra e o contexto histórico dentro do qual foi escrita.

O exagero desses patrulheiros da assepsia política chega agora aos dicionários. Incursionam contra verbetes do Houaiss que consideram acolher usos pejorativos do vocábulo.

Uma das vítimas dessa patrulha é o termo cigano para o qual o dicionário registra significado usado de forma ofensiva àquele povo, no passado ou no presente.

Parece pois uma rematada tolice investir contra acepções de vocábulos dicionarizados, por serem, ou terem sido de uso do povo, sem que isso implique em endossar significados colhidos em pesquisas linguísticas e lexográficas.

Para quem se interesse pelo tema recomendo a leitura da crônica de Lya Luft, Vamos Queimar os Dicionários, na revista Veja, edição de 14/03/12.

Um comentário:

Célio Ferreira Facó disse...

Os ignorantes que pretendem CORRIGIR HOUAISS deveriam antes ir informar-se sobre a função de um dicionário.

Dicionários são justamente para REGISTRAR OS USOS de um vocábulo - todos eles.

Este pessoalzinho pretendeu também CORRIGIR LOBATO.

Depois haverão de CORRIGIR A BÍBLIA e muitos dos clássicos nos pontos em que registram o preconceito contra a mulher, os estrangeiros, os negros.

Penso que não se trata só de IGNORÃNCIA. Há também uma espécie de DOIDICE nesta cruzada de mentecaptos.