quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Uma lágrima

O recentemente falecido jornalista Daniel Piza usava em sua coluna a expressão, para lamentar o óbito de alguém, ou fato triste, que merecesse seu pesar. Passarei a usá-lo aqui em sua memória.

Perdi um amigo. Desses que a gente não esquece mesmo sem que o veja há muitos anos.

Refiro-me à Hamilton dos Santos Monteiro, meu professor de Histologia e Embriologia no primeiro ano da Faculdade de Medicina. Desprendido, próximo dos alunos, boêmio e romântico, foi poeta e patologista competente.

Os exames que realizava na sala de operações, convocado por renomados cirurgiões davam-lhes segurança nos seus atos. Bem humorado, sempre em em meio aos jovens, conservou a juventude num comportamento folgazão que que não respeitava cronologias.

Por sua mão me deslumbrei com a descoberta do mundo novo das células organizadas na riqueza cromática dos tecidos sob a luz dos microscópios.

Estimulado por ele me iniciei na pesquisa científica e estagiei na Faculdade de Medicina da Universidade do Recife. Passos iniciais, porém muito importantes na minha formação médica.

Mais tarde, já formado, convivemos nos fins de semana na Praia do Futuro onde disputavámos animadas partidas de totó das quais participava, entre outros, seu sobrinho, o Procurador Geral da República Roberto Gurgel, que reencontrei anos mais tarde em Brasília.

A última vez que o vi, já abatido pelo tempo e as vicissitudes da vida, vendia aos colegas seus livros de poesia para custear a impressão.

Sabia-o há algum tempo vivo, mas desconectado do mundo, certamente sem o riso franco que estampava na face expondo dentes inconfundíveis sob um basto bigode.

Tenho certeza que para muitos, como eu, ele terá sido um mestre inesquecível.

3 comentários:

Isa disse...

Eu, como neta dele, me sinto muito orgulhosa sempre que vejo alguém falar tão bem do meu avô. É impressionante o número de alunos e amigos que só tem coisas boas a falar dele. Tenho muito orgulho pelo homem que ele foi: integro, honesto, sensível, trabalhador, amoroso... e me sinto muito feliz por ter podido participar da sua vida e cuidar dele até seu ultimo dia.
Muito obrigada pelas suas palavras ,que encontrei aqui por acaso, e que me encheram os olhos de lagrimas e de felicidade!

T.Burgos disse...

Agradeço as belas palavras.
Como filha também tenho muito orgulho do legado que ele deixou.

Obrigada!

Tania B. Monteiro

T.Burgos disse...

Obrigada pelas belas palavras.

Como filha também tenho muito orgulho do legado que ele deixou.

É muito bom saber que meu pai acrescentou tanto em tantas vidas.

Um abraço,

Tânia Burgos Monteiro