sábado, 28 de maio de 2011

A verdade

Se Deus me oferecesse em Sua mão direita toda a verdade, e em Sua mão esquerda apenas a busca da verdade, determinando que eu sempre me enganaria nessa busca, e me dissesse escolha!, humildemente eu seguraria Sua mão esquerda e lhe diria: Pai, dai-me esta!

A verdade absoluta pertence unicamente a Ti.

Gothold Ephraim Lessing, Wolfenblütter Fragmente

A citação está no livro Todos os Homens são Mentirosos de Albert Manguel editado pela Companhia Das Letras que acabei de ler esta manhã.

A obra é uma trama policial em clima de literatura, ditadura argentina e exílio madrilenho. Narradores diferentes descrevem personagens e cenários, fragmentos de uma mesma história, que encaixados convergem para um final surpreendente.

Cada um com sua verdade e Deus com a verdadeira segundo insinua Manguel, tambem ele um dos narradores.

Nenhum comentário: