quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O emprego dos números

Enviei a seguinte carta ao editor de Política do jornal O Povo, Gualter George, e divido com vocês as minhas impressões:

Caro Gualter,

Estranhei a manchete "Cid Gomes supera Lúcio e Tasso na geração de empregos", apenas ecoando o discurso eleitoreiro do candidato à reeleição. Essa análise superficial, sem contextualizar historicamente as diferentes épocas comparadas, não faz jus à tradição de bom jornalismo do O Povo. Como um sofisma da área de comunicação da candidatura do PSB ainda se justifica. Mas, aceitar o discurso oficial e estampá-lo como manchete é discutível.

A matéria faz simplesmente um balanço quantitativo do número de vagas geradas durante as gestões de Tasso, Lúcio e Cid - e declara que o atual governo já conseguiu gerar 2 vezes mais empregos que Tasso - e afirma que conseguirá - até o final do ano - superar o número de empregos somados de Tasso e Lúcio. Qual foi mesmo a política econômica desenvolvida por este governo para geração de emprego? O jornal não apontou. O Governo Federal, por exemplo, alega que a geração de emprego se deve à política nacional.

Se compararmos o primeiro ano do primeiro governo Lula (que coincide com o início da gestão Lúcio) e o primeiro ano do segundo governo Lula (junto com Cid) podemos verificar que em 2003, enquanto o Ceará gerou 18.645 vagas de emprego, o Brasil gerou 645.433. Já em 2007, enquanto o Ceará gerou 39.722, o Brasil gerou 1.617.392. Também é fácil visualizar que a tendência de crescimento era igual em todo o país, e não somente no Ceará. (Fonte: MTE/Caged)

Se optarmos, por exemplo, pelo critério da proporcionalidade a manchete poderia dizer que Lúcio teve mais sucesso na geração de emprego do que Cid. Basta uma regra de três simples. Conforme os números citados acima, o Ceará foi responsável pela geração de 2,88% dos empregos criados no Brasil durante o meu governo. Na gestão Cid este percentual cai para 2,45%. Tudo depende da abordagem que se quer fazer.

São apenas algumas reflexões que compartilho com você neste período eleitoral.

Atenciosamente,

Lúcio Alcântara

7 comentários:

Anônimo disse...

Dr.Lúcio,
Esse é o jeito tendencioso e me perdôe a expressão, sacana do jornal O povo mostrar que apóia descaradamente a candidatura do sr. Cid Gomes. A falta de imparcialidade desse jornal nos causa nôjo.
Tenho fé que mesmo lutando contra essa imprensa marron e a máquina do governo estadual que, vem sendo usada descaradamente a favor do governador-candidato.
Lúcia Teixeira

Isolda disse...

Ô povo enrolão, dr. Lúcio! Liga não, mais cedo ou mais tarde eles caem, vitmas das suas próprias armadilhas.

Augusto Coelho disse...

Meu pai sempre dizia que política tem lado. Eu tenho o meu. Pofrém, um jornal ou o jornalismo sério deveria, edigtori8almente falando, não ter lado. Uma matéria como essa da geraçãlo de emprego fica claro que o jornal ou o augtor estão declaradamente do lado do Governador Cid. Podem até estar, porém o façam claramente. Afinal o Cid tem seus admiradores e seguidores. O ruim disso tudo é querer passar a idéia de que são isentos. Eh, Demócrito, como vc faz falta...

Anônimo disse...

todos já sabemos que esse jornal é tendencioso; e eu que admirava tanto esse jornal...

Elisete disse...

É uma pena que na época de eleição uma notícia dessas confunda o povo.

Anônimo disse...

É desgostoso ver que a cada dia tudo ao nosso redor é 'comprado' ou melhor dizendo 'é uma sujeira'. Entristece, como cearense, ver essas noticias discaradas em jornais de grande circulação. Homens honestos como o senhor não merece isso. Indepedente de qualquer coisa, estou com o senhor e não abro. A prepotência dos demais pode até prevalecer, mas não dura uma eternidade.
22 - Vc SEMPRE brilhará!!! Acredite nisso!

Anônimo disse...

Gostaria de saber, quais as suas propostas para diminuir a taxa de desemprego no estado?