terça-feira, 1 de junho de 2010

Alexandria

No momento estou lendo Biblioteca de Alexandria - o enigma revelado, de Pablo de Jevenois, que conta a história daquela legendária biblioteca e sua destruição.

Trata-se de um magnífico panorama do apogeu de Alexandria, de suas bibliotecas, templos, monumentos, e a movimentação de monges e sacerdotes nos primórdios do catolicismo que se afirmava entre pagãos com manifestações radicais da nova fé, nascidas da intolerância religiosa.

O autor refuta a ideia de que teriam sido os árabes que destruiram a grande biblioteca atribuindo o feito criminoso à Júlio César.

Os deuses cediam lugar a Deus, e os conflitos se sucediam, terminando em lutas sangrentas e no holocausto dos incréus.

Pagã, mas tolerante, compreensiva com as divergências religiosas, afeita ao raciocínio lógico, Hipatia pagou com a vida ter optado por Orestes, a autoridade política, quando do confronto deste com Cirilo, a autoridade religiosa.

A ousadia valeu-lhe o ódio dos fanáticos monoteistas que a massacraram impiedosamente.

Hipatia é uma das raras mulheres da antiguidade que sobreviveu até nós, mesmo que seu destino trágico atraia mais as pessoas que seu desempenho como eminente matemática, filósofa e professora.

Altiva e douta, indagada por seus algozes : em que acreditas? No conhecimento, responde, firme. Assinava aí sua sentença de morte.

A coerência intelectual incitou o barbarismo dos fieis que a supliciaram e mataram.

Saiba mais lendo o livro, um cenário para Hipatia, e o filme Ágora, de Alejandro Amenábar.

7 comentários:

Sávio Bezerra disse...

Cultura Dr. Lúcio. Mas não esqueça de ser candidato ao governo do estado.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,
Hoje foi um dia em que todos os programas de rádio que noticiaram sua possível candidatura a Governador e abriu os microfones para os ouvintes, a maioria esmagadora manbifestaram-se pedindo sua candidatura! Foi uma apoteose de indignação contra o atual governador e seu fracassado plano de segurança e um clamor esperançoso por sua candidatura a Governador.
Vamos à luta Dr. Lúcio há algo muito forte partindo do povo e de vários setores da sociedade que querem uma candidatura alternativa e que tenha credibilidade suficiente para se contrapor à esse modelo fracassado e sem resultados de governar implanntado pelo atual governador.
Sd Romero

Anônimo disse...

Estou com DR. Lúcio também,sei que a capital do Ceará é bastante esclarecida, e Cid na capital perde.
Temos que conquistar o interior do estado, que é carente de informações e passivos de serem enganados. Quero Lúcio de novo!

Anônimo disse...

ui pois eu sou do interior ipu, e aqui ninguem quer ver Cid Gomes

Anônimo disse...

eu também, sou de são gonçalo, e aqui 90% é lucio

EDUARDO disse...

BLOG NÃO ELEGE NENHUM CANDIDATO!!
Em 2011 é CIDenovo!!!
Em 2011 é CIDenovo!!!

CANNIBAL disse...

E O MENINO DE OURO VAI A AFRICA. PODE SER QUE ELE VENDO TANTAS DIFICULDADES ELE SE LEMBRE DO FUNCIONALISMO PÚBLICO...