segunda-feira, 24 de maio de 2010

De cultura etc. - Danuza Leão

--------------------------------------------------------------------------------

Mas me recuso a ter que gostar de artistas consagrados porque alguns decretaram que eles são talentosíssimos

--------------------------------------------------------------------------------

SEMPRE TIVE implicância com algumas palavras, sobretudo com o peso dado a elas, um peso que tema ver quase com o sagrado. A principal delas é cultura, que envolve arte e literatura, entre muitas outras coisas. É perigoso falar desses assuntos, mas esse sentimento existe tão forte dentro de mim que evitá-los seria quase hipocrisia.

Vamos à primeira: cultura. O que é uma pessoa culta? É a que leu todos os livros, esteve em todos os museus, sabe falar, com palavras bonitas - e se forem difíceis, melhor ainda -, sobre os movimentos culturais do passado, do presente e até os que ainda vêm por aí. Sabe tudo sobre história em geral, a Grécia antiga, os romanos etc.; só que para falar sobre essas coisas e passar uma bela impressão de cultura é preciso ter também uma memória privilegiada.

Não adianta um vasto conhecimento sobre todos os assuntos que fazem parte do que se chama cultura, se não tiver memória. Por ter alguma experiência de vida, também implico muito com os "espaços" culturais, talvez por ter visto tanta gente que só tem uma ambição na vida: dirigir um deles. Eles pulam de um para outro e passam a vida às custas da cultura, seja lá isso o que for; são os gigolôs da cultura.Aliás, quem decide o que é e o que não é cultura?

E quem decidiu que esses têm o poder de decretar o que é e o que não é?Há alguma coisa mais vaga do que um centro cultural? E quantos devem existir no Rio e em São Paulo?

Centenas, com toda certeza. Vamos agora à palavra arte; artes plásticas, mais precisamente. Existem, nos dias de hoje, artistas que vendem suas criações por milhares de dólares, e fico feliz por eles. Já outros passam a vida sem conseguir vender um único quadro - olha o exemplo de Van Gogh - e um belo dia passam a ser considerados os melhores da história do mundo.

Eu, que confesso sem nenhuma vergonha não ter um bom olho para a pintura, às vezes gosto do quadro de um pintor famoso, às vezes não; às vezes gosto do quadro de um desconhecido, às vezes não. Mas me recuso a TER QUE gostar de artistas consagrados porque alguns alguéns decretaram que eles são talentosíssimos. Odeio instalações, e me dou ao direito - que todos temos, aliás - de gostar do que eu gosto, sem ir pela cabeça dos críticos.

Agora, a literatura. Escrever, bem ou mal, não dá a ninguém o direito de se achar parte do sagrado mundo literário, e eu gostaria de saber por que razão os críticos da palavra têm o poder de dizer que uma determinada obra é um primor de literatura, ou não. Qual o critério de poder julgar o trabalho dos outros e dizer, do alto de sua sabedoria, o que é bom e o que não é?

Cansei de tentar ler livros altamente considerados como obras-primas e largar nas primeiras páginas, tal o tédio que senti. Aliás, quem quiser se passar por culto é só decorar algumas frases de autores famosos e de vez em quando dizê-las, assim como quem não quer nada, no meio de uma conversa.

Quem decreta que A é um bom pintor, que B é cultíssimo, que o livro C é bom ou ruim? Quem consagraou destrói quem ousa penetrar nesse misterioso mundo da cultura?Quem tem o direito de falar sobre a qualidade do trabalho de um pintor?

Penso que somos, todos nós, únicos, com nossos gostos e preferências, e que devemos olhar para tudo o que é feito em nome da cultura com nossos próprios olhos, e não pelos daqueles que são considerados - não sei por quem - os únicos que sabem.

danuza.leao@uol.com.br

Artigo publicado no caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo, edição de 23/05/2010.

11 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,sei que o post não tem nada a ver com os comentários e a notícia os quais os comentários se referem mas vale a pena você tomar conhecimento.
SD Romero

"TURISTA ITALIANO É MORTO E ASSALTADO POR ADOLESCENTE EM FORTALEZA"( O povo on line)



24 Mai
10h18min |
osterne
O Ronda tem que funcionar + ou - como o RAIO. Abordar, revistar, apreender armas, dá uma solução. Com o contigente e os recursos que possui não as admite que tenha uma ação muito inferor ao RAIO. Pode ser que o novo comando veja isso. Tomara.

24 Mai
10h17min |
Vinicius
O Brasil eh um pais muito bem maquiado pelos politicos que so se preocupam aparecer bonito para os estrangeiros... não eh so em fortaleza... acontece em recife, salvador, e outras cidades... passou de 15-16 anos jah tem idade de assumir as m****s que fazem... jah sabem dirigir, votar, tre***, então jah sabem que assaltar, matar eh errado e dah cadeia. Viva a copa do mundo no Brasil, Viva as olimpiadas no Brasil... dê festa, cachaça e futebol que o povo esquece de segurança, educação e saude. ponto final.

24 Mai
10h16min |
Thiago
Tem problema não, pois o que interessa é que teremos um dos maiores aquários do mundo e lutaremos, com a nossa seleção, para conquistarmos o hexa! Viva o Brasil-sil-sil-sil!!

24 Mai
10h13min |
Cristina
Essa cidade diz que tem, mas Não TEM polícia. Esse Ronda do Quarteirão não serve nem pra prender ladrão de cicicleta. O que adianta prender depois que já matou? Sempre que passo por esses policiais, que são objetos de estimação do Governador do Estado, estão sempre em grupinhos de 2 ou 3 conversando e de costas para a população ou para os carros que trafegam. Como é que vão nos proteger assim? Só pra andar de Hilux e ar condicionado. E a população e os turistas à mercê de bandidos. E a vida transformada em mercadoria barata!

24 Mai
10h11min |
Marcelo Lopes
Senhores, estive em Fortaleza com minha mulher. No hotel, em Iracema, fui alertado: Escureceu, o risco de assalto é enorme. Aliás as tres praias do centro são , todas elas, impróprias para banho. Motivo: ESGOTOS. E o Lulla proclama que chegamos ao primeiro mundo. Bem, o que vale é que o povão "tá" satisfeito, e muito.

24 Mai
10h10min |
Francisco B. Cosmo
Noticia vergonhosa essa vinda de fortaleza para o mundo. Impunidade para os criminosos - ele eh so uma crianca! tem que se divertir, oxente! socorro aqui eh so nome de mulher. Turistas, nao vao pra Fortaleza! sua vida esta em risco la. Cade o Governador?

24 Mai
10h10min |
ANA PAULA
Palhaçada viu isso!!! Esses bandidos tem que apodrecer na cadeia ! Mas não fazem isso , passam 1 mes preso e vão pras ruas novamente. Cade a punição severa? Tira uma vida de uma pessoa dessas forma e fica por isso mesmo!!!!

Anônimo disse...

Mais comentários sobre a morte do turista italiano:

24 Mai
09h08min |
Marco morais
Fortaleza esta entregue as baratas.esta noticia tem que correr o mundo todo, para que os turistas não venham estragar suas férias aqui,correndo risco de vida!!!! acorda governador!!!

24 Mai
09h02min |
Abigail
Número do IP: 187.79.84.182
Cid Gomes nunca foi político de esquerda e sim de super direita, deixem de ser otário seu Ricardo alienado, culpar a esquerda por tudo?

24 Mai
09h01min |
Menezes
Vejam! mais uma vez, a polícia infelizmente não pôde impedir o assalto e o desfecho trágico até porque não pode ser unipresente, mais agiu de maneira rápida e eficiente ao prender os responsáveis pelo latrocínio. Adolescente? não! assassino frio e cruel que mais uma vez vai ser beneficiado por essa lei da impunidade (ECA). Até quando?

24 Mai
09h00min |
aja
Alguém aí sabe aonde anda o secretário incompetente? Ele disse que só sai no final do ano, e até lá nós vamos ter que conviver com os protegidos dele nos roubando e mantando a todo instante. Em outubro, nas urnas, vamos dar nossa resposta ao senho Cid Gomes.

24 Mai
08h49min |
cidadao em panico
PARABENS GOVERNADOR. Continue com essa politica de defender bandido . Continue com a politica de perseguir os policiais que querem realmente trabalhar.

24 Mai
08h28min |
Paulo César Sampao
24.05.2010 O Ceará tem disso sim: incompetência em todos os níveis governamentais; violência ao extremo; saúde às moscas; muito despreparo à recepção de turistas nacionais e estrangeiros etc. Hoje, na Itália, jornais estampam morte de um filho nesta província da terra brasilis... Ah Ceará moleque! Tenho dito!

24 Mai
08h27min |
Espresso Tricolor
VERGONHA!, Estou novamente envergonhado da Minha Fortaleza e do Estado do Ceará, temos uma prefeita que nada faz pela nossa Fortaleza e um secretário que finge não enxergar a precaria situação da segurança do Estado... VERGONHA

Anônimo disse...

Mais comentários sobre a morte do turista italiano:

24 Mai
08h15min |
RENATO
BOM SLOGAM PARA A CAMPANHA DO CID.VISITE O CEARA VIVO E VOLTE MORTO OU VISITE NOSSAS LINDAS PRAIA E PONTOS TURISCOS A É E VOLTE DEITADO COM MAIOR INVERTIMENTO Q O CID TA FAZENDO NA AREA DE SEGURANAÇA,POLICIA FORENSE,IML E RABECAO.MEUS AMIGOS TA BA HORA DE NOS CRIARMOS VERGONHA NA CARA,O SECRETARIA Q NAO FAZ NADA PELA SEGURANÇA JA DISSE Q VAI EMBORA PQ ELE MESMO QUER,O IVO IRMAO DE CID JA DISSE Q A GESTAO DE ROBERTO MONTEIRO ESTAR APROVADA E VCS ESTAO ESPERANDO O Q SER MAIS UMA VITAMA DA VIOLENCIA NESSE ESTADO. É ISSO? PQ ISSO É VERGONHOSO,POLICIA CIVIL FALIDA,DESMOTIVADA SEM SALARIOS E PESPECTOVA DE MELHORIA A PM DO MESMO JEITO E VAMOS ESÉRAR O Q DESSE FAJUTO DESGONVERNO,AS DELEGACIA Q ESTAO SENDO INAUGORADO POR ELE JA ACONTECEU FUGAS, E PQ ELES DISSERAM Q ERAM SEGURAS,O 13 DP A FORÇA ESTROURADA A DELEGACIA CENTRAL APRESENTANDO RACHADURAS POR TODA A DELEGAICA.KD O T.C.U,T.C.M PARA INVERTIGAR O SUPER FATURAMENTOS NAS REFORMAS DESSA DELEGACIAS SO UMA FACHADA Q CUSTA PRA MASI DE 100 MIL REAIS,AS REFORMAS DOS DISTRITO TODA PRA MAIS DE 500MIL E AS HILLUX E OS CARROAS ALUGADOS E AS MAQUINAS DE XEROX ALUGADAS E OS POLICIAIS MORRENDO DE FOME AGORA PARA QUEM É CORRUPTO TA BOM DE MAIS ESSE É O INCENTIVO Q O GONVERNO TA DANADO DENTRO DAS INSTITUIÇAO POLICIAIS PUNINDO QUEM TA FAZENDO REIVIDICAÇAO E DEIXANDO A CORRUPÇAO SOLTA.

24 Mai
08h04min |
fernando
Fora R. Monteiro? FORA CID GOMES !!! Governador, o Senhor é UM INCAPAZ !!!

24 Mai
08h02min |
Alberto

Número do IP: 187.18.132.89
Em vez de gastarem R$ 470.000.000,00 com o Castelão, construa escolas. Faça com que os pobres tenham uma oportunidade de não veredarem para o crime.

Este comentário é inapropriado? Denuncie

24 Mai
07h58min |
Iguim

Número do IP: 187.18.132.89
Uma EXCELENTE propaganda para a nossa cidade na Itália. Italinos, venham conhecer Fortaleza e confiram o que temos de melhor, nossos BANDIDOS.

Este comentário é inapropriado? Denuncie

24 Mai
07h57min |
lucas

Número do IP: 189.90.160.82
Isso é uma vergonha p/ o Estado e p/ o /Brasil. Como pode, uma pessoa de outro país vem gerar renda pro nosso Estado e sai morto ???

24 Mai
07h56min |
JTLS
Isso pega mal... Vocês ainda acreditam que virá copa do Mundo para Fortaleza?

PS:Essa noticia foi publicada no O povo on line as 7:49hs e até as 10:38hs já haviam 88 comentários.

Anônimo disse...

"Cansei de tentar ler livros altamente considerados como obras-primas e largar nas primeiras páginas, tal o tédio que senti"

Genial, Danusa!

Qual o "marxista" que já leu O Capital, o livro mais chato do mundo, juntamente com os Canudos?

Depois do artigo da Danusa eu tenho coragem de dizer exatamente o que penso sobre esse assunto sem medo de ser "poticamente incorreto"

FREDERICO CORTEZ disse...

CARO LÚCIO ALCÂNTRA, COMO FORMANDO DO CURSO DE DIREITO DA UNIFOR, ÚLTIMO PERÍDO, ESTOU DEFENDENDO A MONOGRAFIA QUE ABORDA O COMÉRCIO ELETRÔNICO. FELIZMENTE, NAS MINHAS PESQUISAS, TOMEI CONHECIMENTO QUE O SENHOR FOI UM DOS PRECUSSORES NO BRASIL A PROPOR UMA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, PROJETO DE LEI 672 DE 1999, NESSE TEMA. COMO ANDA ESSE PROJETO? JÁ FOI VOTADO? OU ARQUIVADO?

Anônimo disse...

O povo on line:"Plenária reafirma Pimentel ao Senado"

24 Mai
12h07min |
Jorge
Pimentel é o melhor senador para o Ceará. Homem íntegro, sério, honesto. Além disso, a sua eleição importará na derrota do Senador anti-lula, Tasso Jereissati, reforçando a base de Dilma no Senado Federal. Não podenos esquecer que Tasso foi aquele fiel escudeiro do FHC, com críticas fortes ao Bolsa Família, ao aumento do salário mínimo, ao concursos públicos, às empresas estatais (inclusive, Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, já que deseja a venda de todas elas e outras). Não tenhas nenhuma dúvida que o apoio do Governador ao empresário Tasso trará para Cid mais pontos negativos do que positivo. O tempo dirá o erro de cálculo do senhor Governador do Estado. No meu caso, que com certeza representa o que ocorrerá com milhares de eleitores cearenses, apesar de ter votado no CID na última eleição, agora na próxima, não só deixarei de sufragá-lo como vou fazer uma forte campanha contra a sua reeleição.

24 Mai
09h09min |
Gustavo Elton 13
E os assessores do CID tao tudo dando plantão aqui no site do opovo que eu to sabendo, morrendo de medo do PT.

24 Mai
09h07min |
Gustavo Elton 13
Fora Clã Ferreira Gomes, Ciro/Cid. Pt deve lançar candidato ao governo ou apoiar Lucio. Quem tem apoio de Lula basta 15 dias de campanha que leva.

24 Mai
10h49min |
ADAIL ALVES MACEDO
O PT NÃO DEVE ABRIR MÃO DE ELEGER UM SENADOR NO ESTADO DO CEARÁ, AINDA MAIS EM SE TRATANDO DE UM QUADRO DA ESTIRPE DO MINISTRO PIMENTEL. POUCAS PESSOAS ESTÃO TÃO BEM PREPARADAS PARA ASSUMIR UMA VAGA DE SENADOR PELO ESTADO DO CEARÁ, COMO O PIMENTEL. UM POLÍTICO QUE TEM DEMONSTRADO COMPROMISSO, SERIEDADE, ZELO COM A COISA PÚBLICA. PIMENTEL SENADOR 13!

24 Mai
09h32min |
Ivanildo Souza
Ô povo soberbo esse tal de Ferreira Gomes!!! Os caras acham que são donos do Ceará. Um já caiu da corda em ambito nacional. Quero que esse Governador amaldiçoado caia no fogo do inferno!! Direto, sem estágio probatório!!!

Anônimo disse...

"Homem confessa autoria de disparo que matou italiano em assalto"- O povo on line (mudaram o título da noticia e deixaram o mesmo horário 7:49hs)até agora já fizeram 253 comentários). Aqui vai mais alguns:

24 Mai
14h54min |
semmada
vocês já perceberam que a maioria dos assaltos seguidos de morte tem sido realizados por adolescentes? E aí, governantes, quais são os planos para inserirem esses jovens na sociedade? Cadê a escola em tempo integral? Cadê os CUCAS, dona LUIZIANNE? Tem que ocupar esses meninos!!!!! Cadê uma polícia inteligente e preparada, sr CID? Não adianta só colocar Hilux nas ruas se os policiais são garotos estressados e despreparados! Cadê o serviço de inteligência da Polícia Civil? Ou vocês dão um jeito nisso ou vamos andar todos armados e seja o que Deus quiser!

24 Mai
13h31min |
Justy
Lixo de cidade. Lixo de governo. Lixo de Sec. Borboletinha.

24 Mai
13h27min |
assis antonio
Eu quero ver é 2014 na Copa. Essa cidade sem lei e sem ordem, entregue aos bandidos!

24 Mai
13h27min |
artemio
Srs turistas cuidado ao virem a fortaleza"bela",pq aqui o bicho pega. não temos segurança, nem educação e nem estrada para nossos carros.As poucas ruas que existem são interditadas para lentas obras que duram meses.Mas tudo será resolvido:teremos o maior acquario e centro de eventos da america latina.

24 Mai
13h20min |
Vítima
Parabéns, Cid Gomes! Mais um apra tua lista! Parabéns por defasar a Polícia Civil e inventar uma polícia de mentirinha (Ronda).

24 Mai
12h01min |
fernandof
O Gov CID Gomes é um despreparado. Volte p/ Sobral, ou melhor, vá embora do Estado.

24 Mai
11h45min |
carlos sergio pontes
aqui estou pra alertar e criticar o sr Cid Gomes governador do meu ceara kd o investimento e o retorno do tão valioso do prgrama ronda do quaterão pois isto que sr investiu é coisa para pais primeiro mundo e ñ um estado pobre como o nosso pois ja moro aqui nesta cidade tão pacata mas tb que tem muitos senhores da grana alta como tem ai em fortaleza pois aqui a policia anda de gol,corsa e raramente vc ver um carro a diesel e o indice de crimilidade,roubo,drogas é quase zero por isto seu governador vamos colocar estes policiais na ruas pois a copa estar se aproximando porem só tenho a lamentar que pessima adiministração.

eduardo disse...

Em 2011 é CIDenovo!!!
Em 2011 é CIDenovo!!!

Anônimo disse...

eduardo ferreira gomes tá com medo...

Lúcio Alcântara disse...

Caro Frederico Cortez,

este projeto de lei já foi aprovado no Senado e está na Câmara dos Deputados. Já passou pelas comissões e está pronto para votação em Plenário. Lá, o PL recebeu o número 4906/01. Toda a tramitação está disponível no site da Câmara.

Lúcio

Anônimo disse...

GRATO DR. LUCIO.