quinta-feira, 29 de abril de 2010

Presidência

A fluência verbal e o malabarismo com as palavras não escondem o monte de contradições, enunciadas durante curto espaço de tempo, pelo deputado Ciro Gomes (PSB CE? SP?).

Custa crer tenha conseguido tanto espaço na imprensa manifestando desejos e previsões inconsistentes com convicção de pitonisa.

Conseguiu jogar no ar uma nuvem de palavras que levou a colunista da Folha de S. Paulo a compara-lo ao vulcão da Islândia, de nome impronunciável, cujas emissões cobriram de cinzas o espaço aéreo da Europa.

Os jornalistas tem sua parte de culpa nesse enredo cujo desfecho era previsível. Nossa imprensa, por comodidade, ou interesse, é cada vez mais declaratória. Isso é, reproduz de forma acrítica declarações as mais estapafúrdias como algo sério e digno de crédito.

Não há a preocupação em saber a razão daquilo, o que se esconde por trás do anúncio, qual a veracidade da afirmação, a interpretação dos fatos, enfim. O resultado é que muita patranha passa como coisa séria pagando ingresso no reino da ficção.

Manipulada, conscientemente ou não, a imprensa abdica do seu papel de esclarecer e informar na busca da verdade. O interlocutor pode "surfar na maionese", a imprensa não.

7 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo assim, Dr. Lúcio, o rapaz não se susteve, pois caiu de maduro, ou como diz a meninada, caiu, com linha, carritel e tudo. Que a terra lhe seja leve.
FUI.

Anônimo disse...

"Que a terra lhe enterre para sempre, "Fui"."
Lúcio,
Será que não teria um jornal desse estado ou desse país que publicasse esse Post seu? Você fez a análise que ninguém foi capaz de fazer.
Lúcia Teixeira

Anônimo disse...

O caso do falatório exagerado do Ciro Gomes, que tanto pode ter um fundo genético quanto educacional (já que os irmãos apresentam sintomas semelhantes), parece estar diretamente associado ao afrouxamento das idéias anteriormente mostradas de forma disfarçada À população brasileira. Teria sido melhor se nos últimos 4 anos esse "conteúdo" tivesse se mantido encarceradas em seu cérebro - e não tivessem sido levadas a público por meio de suas erupções verborrágicas provocadas pelo ego magoado! Se bem que isso não justifica o fato de a imprensa embarcar na sua canos furada com tanta frequência. Posso receitar ao moço, portanto, a aplicação de Xampu e loção capilar de Imosec quatro vezes ao dia - para ver se pelo menos assim suas idéias voltam a ficar presas.
Dr. Brasil

Anônimo disse...

Tu morre de INVEJA do CIRO, vai correr-se seu CHULO. Voce nao passa de um BEZERRO DESMAMADO, por isso é berrador.

Vó Luisinha disse...

Berra, Lúcio, berra, Lúcio.

Anônimo disse...

SOU CEARENSE E QUERO A CADEIRA DE DEP. FEDERAL QUE O CIRO NOS TIROU; ESSE RAPAZ VEZ TUDO ERRSDO .

Fernando Flexa disse...

Para mim Ciro hoje é o Simão Bacamarte de Machado de Assis. Só falta ter a autocrítica e se internar de vez.