quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Olimpíada

Do jornal O Estado de S. Paulo, edição de 29/09/09:

Olimpíada de matemática melhora nota de escola em prova nacional

Pela primeira vez, impacto da competição é medido em avaliações, quanto mais o colégio participa melhor o desempenho

Olímpiadas escolares existem no mundo desde o fim do século XIX.

No nosso Governo, numa ação conjunta das secretarias de Ciência e Tecnologia e Educação, apoiada pela Universidade Federal do Ceará, com a coordenação do professor Lucas, realizamos a Olimpíada de Matemática nas escolas públicas, em caráter pioneiro, com grande sucesso.

O êxito de nossa iniciativa foi tal que o Governo Federal incorporou o projeto, instituíndo a Olimpíada Brasileira de Escola Pública, tendo a primeira acontecido no ano de 2005. Quase 20 milhões de alunos, entre 11 e 17 anos de idade, participaram do certame este ano.

A Olimpíada Brasileira de Matemática existe desde 1979, com destaque para os alunos das escolas particulares. Alunos das escolas públicas, praticamente ficavam à margem dessas competições.

Avaliação feita por pesquisadores da Fundação Itaú Social concluíram que as escolas que inscreveram alunos na competição, entre 2005 e 2008, tiveram, em média, 2,14 pontos a mais na Prova Brasil, exame do MEC que avalia português e matemática.

Nosso pioneirismo não parou aí. Realizamos, no Ceará, a primeira Olimpíada de Português, empreendimento inédito, inclusive em âmbito internacional.

Nenhum comentário: