terça-feira, 4 de agosto de 2009

Tejubode

Sábado passado, 1° de agosto, fui ao município de Tejuçuoca, onde participei do Tejubode.

Esta foi a oitava versão da festa que ganhou importância no calendário turístico do Estado do Ceará, e fomenta a caprino e a ovinocultura como alternativa econômica para as famílias que vivem no semi-árido.

Entre outras ações que meu governo desenvolveu em apoio ao setor, lembro o projeto Cabra Nossa, que visava expandir a caprinocultura junto às famílias pobres do interior. Foi gratificante, para mim, ver lembrada sua importância por um dos principais expositores desta recente feira.

Há muita animação, são feitos negócios estimulados pelo financiamento de bancos oficiais, realizam-se concursos leiteiros bem como entre reprodutores de diferentes raças, enquanto são ministradas orientações aos criadores por agentes de órgãos de assistência técnica.

Para terem uma ideia de quanto a pequenina cidade fica repleta de visitantes, estimativas indicam que na noite de sexta-feira, 31 de julho, mais de 30.000 pessoas viram o show do Amado Batista.
O Tejubode é um exemplo bem sucedido de uma política corretamente conduzida para criar um marco turístico e econômico, capaz de alavancar o desenvolvimento de um pequeno município encravado no coração do sertão.

Agradeço ao Prefeito Edilardo e aos organizadores da festa o troféu que me foi entregue, em reconhecimento ao apoio que sempre emprestei ao evento.

2 comentários:

Augusto disse...

Parabéns, Dr. Lúcio!

Vó Luisinha disse...

Corre, Lúcio, corre, Lúcio.