O economista Raul Veloso, especialista em contas públicas, realizou estudo para avaliar o volume de investimentos dos governos estaduais entre os anos de 2003 e 2008.
Os cálculos foram feitos a partir dos balanços de execução orçamentária de 1995 à 2008, sistematizados no site da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
O autor do trabalho chegou a um aumento real no intervalo estudado, de um percentual de crescimento de 214,4% para São Paulo e 284,4% para Minas Gerais. O percentual encontrado refere-se à receita orçamentária.
No caso do Ceará, houve um decréscimo dos investimentos do Governo Estadual em 2008, quando comparados com 2003, isto em porcentagem da receita.
Em 2003, o Estado investiu 17,7%; e em 2008, apenas 12,0%. A queda foi, portanto, de 32,2%.
Lembro que 2003 foi um péssimo ano para a economia do Brasil, quando tive que executar um rigoroso ajuste fiscal para reequilibrar as finanças estaduais.
No ranking dos estados, o Ceará foi o terceiro pior (-32,2), ganhando apenas da Bahia (-34,4) e de Tocantins (-36,9).
Apesar do saneamento do Estado do Ceará, do retorno do crescimento econômico e de caudalosa publicidade governamental, o investimento do Governo percentualmente foi bem menor em 2008.
Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 02/08/09.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
E O DINHEIRO CADÊ, POIS A ARRECADAÇÃO AUMENTOU, SE AUMENTOU E OS INVESTIMENTOS CAIRAM O DINHEIRO DO ESTADO DEVE ESTAR EM ALGUM LUGAR. DESDE O INICIO DESSE GOVERNO, NUNCA BOTEI FÉ EM UM GRANDE GOVERNO. FALTA MUITO. ATÉ AGORA O QUE SE VER É O RONDA DO QUARTEIRÃO QUE ESTÁ MERGULHADO EM DENUNCIAS. É POUCO PARA QUEM PROMETEIU MUITO. EM FORTALEZA PARTICAMENTE NADA NADOU. DE CONCRETO QUE ME LEMBRE, APENAS A CERCA AO REDOR DO COCOC E O PROGRAMA DE SEGURANÇA JÁ FALADO. COMO JÁ DISSE É POUCO. O POVO TEM QUE AVALIAR MELHOR QUEM BOTA NO PODER.
Postar um comentário