sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Hospital Universitário

Voltei quarta-feira passada, 5 de agosto, à Faculdade de Medicina, de onde fui aluno e professor.

É que no contexto das comemorações dos 50 anos do Hospital Walter Cantídio, foi inaugurada a galeria dos ex-diretores daquela unidade hospitalar.

Meu pai, Waldemar Alcântara, foi seu primeiro dirigente, cargo que acumulava com o de diretor da Faculdade de Medicina.

O hospital, com grandes serviços prestados ao ensino e ao povo cearense, vive um contínuo processo de incorporação de modernas técnicas médicas, que o colocam na vanguarda das instituições do gênero no Estado.

O Hospital, pioneiro no transplante de fígado entre nós, deve, até o fim do ano, estar capacitado para realizar transplantes de coração, informou o médico e professor Carlos Roberto Martins Rodrigues.

Aliás, o Ceará desfruta de uma situação privilegiada no Brasil, em relação ao número de transplantes cardíacos efetuados. Isto se deve à competência e dedicação da equipe do Hospital do Coração Carlos Alberto Studart Gomes, de Messejana.

Fico feliz por ter colaborado para esse sucesso. Como senador da República, fui autor da Lei da Vida, que desencadeou o crescimento dos transplantes no país, e quando estive governador do Ceará, executei grandes melhorias naquele Hospital.

Saiba mais no jornal O Povo, edição de 05/08/09.

2 comentários:

Kilmer Castro disse...

Em tempos de pandemia não há como louvar qualquer mínimo gesto em favor da saúde nacional, em especial aquela que cuida dos mais desvalidos.
Poucas coisas são mais tristes que um pai ou mãe debruçar-se sobre um filho doente e sentir o peso descomunal da impotência absoluta e não poder contar com, pelo menos, o mínimo suporte de um médico.
Parabéns ao Dr. Lúcio que, na qualidade de médico soube priorizar essa área.

Anônimo disse...

Dr Waldemar de Alcântara, Dr. Walter Cantídio, Dr. José Carlos Ribeiro, Dr. Haroldo Juaçaba, Dr. Osvaldo Soares, Dr. Olavo Rodrigues, Dr. Jurandir Picanço, Dr. Pontes Neto, Dr. Régis Jucá, etc.

Uma seleção para ninguém botar defeito ... Excelentes profissionais, grandes figuras humanas.