quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Camocim

No último sábado, 22 de agosto, fui a Camocim participar de um encontro que abriu um ciclo de palestras que deverão ocorrer em todas regiões do Ceará. Política, Mandato Eletivo, Ética é o tema a cargo do palestrante que coordenará as discussões durante as reuniões.

A apresentação ficou a cargo de Alexandre Damasceno, que desenvolveu a matéria de forma prática e objetiva, assim como foi muito boa a participação dos assistentes.

Ao visitar Camocim pela primeira vez, após ter deixado o governo do Estado, reencontrei amigos e colaboradores que me receberam com a simpatia de sempre, naquele belo cenário natural marcado pela boca do Coreaú adoçando o mar.

Estive com o Sotero, o poeta amigo, que fisga peixes no mar e pesca sentimentos na alma, autor de poesia que me infundiu coragem para enfrentar e vencer o difícil embate do segundo turno das eleições de 2002.

Emoldurada, pende da parede da minha biblioteca como lembrança inesquecível do duro combate que travei.

Ganhei dele um exemplar de seu livro mais recente, Amor por Inteiro. Que seja fiel a Vinícius, eterno enquanto dure...

Percorri as ruas da cidade para rever casarões remanescentes, que o prefeito Chico Vaulino promete preservar, agora que se instalou na antiga Estação Ferroviária, transformada em sede do Governo Municipal.

Embarcações enfileiradas estacionam na praia cascos coloridos, cuja riqueza cromática deslumbra e encanta.

Camocim é simples e atraente, cativa o visitante com o beijo suave da brisa que sopra no rosto e a beleza agreste do litoral feito de sol e areia.

Se cidade tivesse sexo, Camocim sem dúvida seria fêmea.

9 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Lúcio, revigore mesmo as forças dos seus admiradores do interior do Estado, porque vamos precisar de muita energia para no próximo ano corrigir o erro que a maioria dos cearenses cometeu em 2006! Tenha certeza de que o Senhor está fazendo muita falta ao povo do interior por não estar nesse momento à frente do governo!

Vó Luisinha disse...

Corre, Lúcio, corre Lúcio.

Edilson disse...

Camocim sempre estará disposta a acolhê-lo, pois somos reconhecidos de todas suas incontáveis atenções a este município.
Dr. Lúcio, o senhor é pedra noventa!

Fernando Flexa disse...

E o Ceará precisa de um macho com a sua seriedade pública.
Falei e disse, pronto!

Moranguinho de Camocim disse...

Sou Lúcio até a tampa!

Anônimo disse...

Dr. Lúcio, tenho vc como imagem de um político limpo e sério, coisa rara no nosso Brasil de hoje. O Ceará precisa da sua força!

Ana Maria disse...

Camocim não terá dificuldades de reconhecê-lo como o grande governador do Ceará. Isto é uma questão de justiça.

Anônimo disse...

Nascci em Camocim embora não seja um camocinense em tempo integral, mesmo assim gosto bastante da terra que me deu à luz. Esse texto está uma beleza, a sensibilidade do humanista Lúcio Alcântara se mostra total.
O Ceará precisa mais do que nunca de políticos com alma, no meio da aridez dos atuais donos do poder. Em frente Lúcio!!!

Dim disse...

Que bom saber que meus conterrâneos, da minha querida Camocim, se somam a mim, ao reconhecer o grande homem publico que é o Dr. Lucio Alcântara. Fico feliz, também, de saber do lançamento de mais um livro do grande poeta e amigo R. B. Sotero