sexta-feira, 29 de maio de 2009

Censura

Há uma escalada da censura na Rússia. Putin, o líder soviético, seduz os russos com um discurso fundado na ideia de lei e ordem, e na preservação dos valores tradicionais da cultura russa.

É a resposta que dá à frustração e ao desencanto do povo, com o rebaixamento do país à condição de potência de segunda classe, e ao caos instalado durante o governo de Yeltsin.

Inspira-se não em Stalin, mas sim em Pedro, o Grande, segundo diz. Recentemente, a propósito de estancar publicações que revisam a participação da Rússia na Segunda Guerra Mundial, editou norma que proíbe a divulgação de versões contrárias à história oficial.

O escritor Vladimir Sorokin foi o primeiro intelectual molestado pelo governo, depois da abolição da censura em 2002. Foi acusado de ter escrito um livro pornográfico, O Toicinho Azul (1999), e por isso perseguido por iniciativa da organização Andando em Grupo, jovens que lembram, no modo de atuação, a Juventude Hitlerista.

Caso inédito foi a condenação de um jornalista de província, no Daguestão, por ter feito resenha de um livro que desagradou seu autor. Por decisão do juiz, coube-lhe pagar ao crítico o equivalente à 1.000 dólares ao melindrado escritor.

São os traços da cultura eslava, de fundo autoritário, embalados em sonhos de grandeza e tradição, que permanecem bem vivos na Rússia contemporânea.

Saiba mais em O Estado de S. Paulo, edição de 24/05/09.

4 comentários:

Anônimo disse...

Jornalista Lúcio Alcântara,
Aproveito o tópico CENSURA para comentar o novo Blog do Eliomar de Lima. Ficou mais moderno, porém com muito menos participação dos blogueiros, isto porque agora quem quiser colocar comentários tem que dar o nome e o email. Ora Jornalista Lúcio Alcântara, todos sabem como é fácil para os poderosos conseguirem listas de email, mesmo sem a autorização de quem os detém. Por isso mesmo o Blog do Eliomar não vem trazendo quase nenhum comentário porque os leitores se sentem inibidos, medrosos e se sentindo mesmo CENSURADOS.
Por favor Dr. Lúcio Alcântara, Ex Governador e Jornalista, não mude seu blog não, porque poderá ser uma faca de dois gumes, como aconteceu com o Blog do Eliomar de Lima.

Hildeberto Mendonça disse...

A sua opinião é compativel com a nossa maneira de pensar. A maneira de pensar de um país democrático, como o Brasil. Será se um venezuelano teria a mesma opinião a respeito? Será se um Russo também teria uma opinião similar? Em outras palavras, é fácil para nós brasileiros criticarmos a cultura da Rússia, mas a nossa própria cultura anda merecendo muitas críticas também.

Anônimo disse...

Tem toda razão o comentarista acima. O Eliomar pisou na bola com a mudança de seu blog.

Sávio Bezerra disse...

É como naquele ditado: Time que está ganhando não se mexe,