segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Lusas

1. Os professores portugueses da rede pública travam uma queda de braço contra o Governo, que se arrasta há meses. São contra reformas que alteram seu estatuto e introduzem avaliação de desempenho. O Governo contratou peritos isentos, que aprovaram as mudanças que vêm sendo feitas no sistema de ensino.

2. Portugal vive um inverno dos mais rigorosos. Octogenários me dizem não se lembrarem de ter visto coisa igual. Neva em boa parte do País, inclusive em lugares onde o fenômeno é raro. Chuva, ventos fortes, mar agitado, arrancam árvores, interditam estradas, derrubam prédios, suspendem a navegação pesqueira e fazem vítimas.

3. Os três melhores hostels do mundo estão em Lisboa, segundo avaliação de uma firma irlandesa. Para quem não sabe, hostel é um tipo de pousada, destinada sobretudo a jovens, com um conceito muito simples: os quartos e a cozinha são partilhados pelos hóspedes e todos os espaços são de convívio. Para os interessados, aí vão os nomes dos hostels distinguidos com o Hoscar da Hostelworld de Dublin:
- Travellers House
- Rossio Hostel
- Lisbon Lounge Hostel


4. Um salto para levantar vôo é o título da matéria que fala sobre estes lagartos voadores que deixaram de existir há 65 milhões de anos. Trata-se dos pterossauros, que podiam pesar até 230 kg, e que usavam o impulso das quatro patas para descolar.

O box informa que cientistas americanos descobriram um pterossauro na região da chapada do Araripe, no Ceará (Brasil), revelou a revista Paleontology em dezembro. O animal, cujas asas mediam cinco metros, extinguiu-se há cinco milhões de anos. A nova espécie foi batizada de Lacusovagus magnificens, que significa andarilho gigante do lago.

O cearense assemelha-se a um outro, chinês, que media 60 centímetros, do tamanho do crânio da espécie brasileira. Ainda segundo o jornal, o fóssil estava esquecido numa gaveta de um museu alemão.

De que tamanho seria essa gaveta, pergunto eu...

A notícia confirma a riqueza paleontológica da região e a decisão acertada que tomei, quando Governador do Ceará, de criar o Geopark, homologado pela Unesco.

Espera-se que o atual Governo transforme palavras em ação, e cuide de consolidá-lo, antes que a Unesco o descredencie.

Saiba mais no Diário de Notícias, edições de 08/01/09 e 28/01/09.

Um comentário:

Anônimo disse...

Transformar palavras em ação, o atual Governo do Estado do Ceará?
Faz-me gargalhar, dr. Lúcio Alcântara, faz-me gargalhar.
Essa sua estadia européia tem-lhe feito mais irônico ainda, heim?