Casablanca é uma grande metrópole, com mais de 5,0 milhões de habitantes, e um trânsito caótico que, no entanto, funciona.
Do ponto de vista turístico, pouco nos é mostrado. O foco está dirigido para as antigas cidades imperiais. O destaque vai para uma mesquita de construção recente, a Hassan II, que rivaliza em tamanho com a de Meca.
Assemelha-se, de modo geral, a qualquer grande cidade ocidental. Foi a Casa Branca dos Portugueses, a Casablanca dos espanhóis, e depois dos franceses, a influência européia mais presente no País. É o grande centro econômico do Marrocos.
Tornou-se conhecida e um tanto mítica, como um centro de espionagem durante a Segunda Guerra Mundial, além de ter sediado, neste período, uma conferência que reuniu Churchill e Roosevelt. Não esquecer que algumas das maiores batalhas travadas entre os alemães e os aliados tiveram por palco o norte da África.
O filme, que se tornou cult, Casablanca, com Humprhey Bogart e Ingrid Bergman, ajudou a divulgá-la no mundo, construindo uma imagem romântica em torno dela. No pouco tempo em que permanecemos na cidade, busquei vestígios do filme, tendo o porteiro do hotel me falado de um certo Rick Café, que fiquei de visitar no meu retorno da excursão.
Desisti da idéia após o guia me ter dito que ali nada havia de interessante, e que a película fora filmada inteiramente nos estúdios de Hollywood. De Casablanca mesmo, só havia o nome. Foi um choque e uma decepção para mim. Gostaria de confirmar a informação com algum cinéfilo, conhcedor do assunto.
A realidade chegou pela palavra burocrática do guia, que desfez, em minutos, um sonho de anos.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Dr.Lúcio,
Você já sabe da morte do Ex-Prefeito Juracy Magalhães?Ele morreu hoje pela manhã no São Mateus.
Postar um comentário