terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A frase do dia

Há pessoas que nos falam e não escutamos.
Há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam.

Cecília Meireles

2 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Falar em nada dizer, faz hoje uma MISCELÂNEA O EDITORIAL DE O Povo. Assinala o retorno da população à rotina. Deveria dizer, o começo, inauguração do ano novo, que no Brasil só se instala direito depois do Carnaval, como se sabe. Quer contemporizar com esta extravagância: “É... importante para equilibrar as relações”. Não nota que este milagre, decorridos agora tantos carnavais, jaz ainda por consumar-se entre nós. Não é Deus, em que pese o largo traço religioso do caráter nacional, o brasileiro médio, vulgar, do velho adágio popular. Ambíguo, sem decidir em que idioma quer falar, continua aquele texto por escrever, alinhar palavras, expressões estrangeiras que depois trata apressado de traduzir para si mesmo: brazilian way of life, leitmotiv. Deplorável prática da intelectualidade medíocre, que mal resiste a duas palavrinhas em idioma estrangeiro. Como se o nosso, culto e vasto de termos, vocábulos, não os tivesse para quase tudo dizer com felicidade, fidelidade às idéias. Refere-se à Quaresma, que também trata de traduzir literalmente. Apenas. A mais não chega. Nenhuma tomada de posição efetiva antes as questões palpitantes de Fortaleza, do País. Faz mero exercício de redação, sem quase nada dizer.

Anônimo disse...

Fortaleza, 31/01/2008

Ceará planeja formar 'escola de governo'

Estado prevê capacitar 4.900 gestores para atuarem no planejamento de secretarias; iniciativa visa fortalecer orçamento participativo

SARAH FERNANDES
da PrimaPagina

Uma parceria entre o PNUD e o governo do Ceará prevê oferecer, durante três anos, cursos para 4.900 gestores públicos sobre administração de secretarias estaduais, com temas como planejamento, orçamento e compras. Parte dos funcionários a serem capacitados deve trabalhar no processo de elaboração do orçamento participativo do Estado, que começou a ser implantado neste ano.

As atividades, organizadas em forma de MBAs ou cursos à distância, devem começar no segundo semestre e beneficiar funcionários das 21 secretarias do Estado. As aulas são voltadas para servidores públicos que trabalhem em áreas como recursos humanos, compras, planejamento e licitações, segundo a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão. O PNUD ficou responsável por contratar os professores e por ajudar a equipe do projeto a montar as aulas. A idéia é que, depois dos três anos, os cursos continuem a ser oferecidos, mas por escolas, universidades ou departamento ligado ao governo, segundo a secretaria.

Os funcionários que trabalharão no orçamento participativo aprenderão a organizar reuniões com representantes de empresas, prefeituras e do terceiro setor, a fim de recolher propostas para o plano plurianual. A previsão é que o orçamento do governo estadual para 2009 seja elaborado a partir dessas oficinas.

A elaboração e implantação dos cursos está orçada em R$ 5,4 milhões, a serem custeados por recursos do Banco Mundial e do próprio governo do Estado. O acordo de cooperação com o PNUD deve ser assinado na semana que vem. Além do Ceará, São Paulo, Maranhão e Distrito Federal também negociam parcerias com o PNUD para reformas na administração pública.