quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Datas

O ano de 2008 registra três datas importantes para a história de Portugal e do Brasil. Tem sido, inclusive, motivo de notícias na imprensa, publicação de livros, debates acadêmicos e eventos para marcá-las, nos dois países. São elas: Centenário do Regícidio, Duzentos anos da transferência da Corte para o Brasil, Quatrocentos anos do nascimento do Padre Antonio Vieira.

Centenário do Regicídio

No dia primeiro de fevereiro completam-se cem anos do assassinato do Rei de Portugal, D. Carlos, e seu filho, o Príncipe Luis Felipe. O fato ocorreu em Lisboa, no Terreiro do Paço, quando a família real regressava de Vila Viçosa e se deslocava em uma carruagem aberta. O Rei tentava impulsionar reformas no País governado pelo Primeiro-Ministro, João Franco, por decretos, uma vez que o Parlamento havia sido dissolvido.

Havia muita insatisfação e a Coroa estava enfraquecida política e financeiramente. Assumiu o trono o segundo filho, D. Manuel II, que reinou durante pouco tempo e foi o último rei de Portugal.

Em 1910, foi deposto e proclamada a República. Seguiu-se um período de instabilidade política e econômica, que veio a desaguar na ditadura de Oliveira Salazar.

Hoje, há um pequeno Partido Monárquico, mas não se pensa nisso, a não ser como referência histórica. No dia 1º de fevereiro, às 17 horas, no local onde se deu a tragédia, atual Praça do Comércio, haverá uma solenidade para recordar o fato.

Nenhum comentário: