quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Pranto

Tomei conhecimento em Lisboa, onde me encontro, do falecimento do Luiz Esteves Neto. Perdemos um homem de bem. Tive o privilégio de ter sido seu amigo e convivido de perto com ele.

Sempre admirei seu temperamento ponderado, sua cordialidade, sua liderança natural e sua afabilidade. Dele guardo agradáveis recordações de conversas mantidas na sua Tiprogresso, ao pé de sua mesa de trabalho, que, como sabem seus interlocutores, era um primor de organização...

Sei que quando chegar ao céu, e São Pedro indagar ao abrir-lhe a porta: Como vão as coisas lá embaixo? Ouvirá dele o refrão de sempre, estão boas e vão melhorar mais.

Ele era assim, um eterno otimista, um lutador que nunca esmoreceu. Nem diante da doença e do prolongado sofrimento.

Meus pêsames à dona Ileana, família e colaboradores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Lúcio Alcântara.

Conheci o nosso estimado e amado Luiz Esteves através do nosso Náutico, visto que o Luiz fazia parte do nosso Conselheiro Deliberativo, sempre tive por ele uma grandiosa admiração, pois foi e sempre será um exemplo de integridade e honestidade; amável, otimista, ponderado, detentor de um bom senso inigualável, um líder nato por onde passou.
Na sua gráfica (Tiprogresso) era conhecido pelo seu amor ao trabalho, segundo seus funcionários trabalhava até aos sábados à tarde e muitas vezes devido seu perfeccionismo visitava sua gráfica nas madrugadas para acompanhar os serviços em andamento. Em sua mesa tem uma foto que sempre comentava com ele sobre ela, que era um discurso dele muito jovem aluno do Colégio Militar de Fortaleza com dedo em riste para o então presidente Getulio Vargas.
Era também um exemplo de pai e marido, um homem dedicado à família e aos amigos.Era reconhecido por ser um dos melhores papo do estado do Ceará, conversar com Luiz Esteves era conhecer melhor o passado e também perceber ou antever o futuro.
Fica para todos nós que tínhamos o privilégio de usufruir sua convivência sempre sorvendo seus ensinamentos não só a saudade, mas e principalmente, seu exemplo de vida, um legado aos jovens e também a velha guarda que tanto o admirava.


Saudações,

Guedes Neto do Ceará

Anônimo disse...

Governador,

Meus pêsames à família do nobre comandante da Tiprogresso.

Mas, desculpem se a hora não é oportuna, pois quero comentar novamente sobre a nossa Fortaleza bela.

O que ocorre com Fortaleza?

Nossos administradores municipais, em suas viagens, não percebem as boas limpeza e conservação de cidades como Aracaju, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Salvador, sem citar todas as capitais do Sudeste, do Sul e Centro-Oeste? Não conheço as do Norte.

Em todas estas capitais há sempre obras em andamento, seja de saneamento, alargamento de vias, passarelas, recapeamento bem feito da pavimentação, e por aí vai...

Mas por aqui não sentimos nem o trivial: Limpeza e conservação de ruas e passeios. Fortaleza está cada vez mais decaída neste aspecto. Sujeira de tudo, ruas com pavimentação horrível e passeios idem.

Hoje ainda temos um número considerável de turistas de lazer. Em sua maioria só conhecem a Beira-Mar, algumas boas barracas na Praia do Futuro e as praias mais distantes de Fortaleza. Pouco circulam na cidade. Mas já ouvi de turistas críticas contundentes sobre o que estou a comentar.

Independente dos turistas, nós, os moradores, não merecemos algum conforto? Prefeita, nós moramos aqui e exigimos que a cidade esteja sempre limpa, urbanizada e com boa pavimentação.

Por que a ponte sobre o rio Cocó no final da praia do futuro caminha a passo de tartaruga? Conheça as belas, longas e caras pontes recém construídas em Natal e Aracaju. Veja a via que Recife está construindo, passando até junto ao mangue, mas com aprovação institucional. Não são obras desnecessárias, mas estudadas.

Ô cara prefeita, Vossa Excelência sabe o que é administrar uma cidade? Na época da Outra Senhora ainda havia a desculpa de que o Governador da época atrapalhava. Mas agora, com todo o Orçamento que a prefeitura dispõe, aliada ao atual Governador, com a Câmara subserviente (desde que atenda aos seus pares) e, sobretudo, colega de partido do Presidente, você está perdendo uma excelente oportunidade de dizer a que veio.

Conclui-se que só pode ser mesmo total despreparo para o cargo.

Independentemente de quem esteja na gestão da nossa cidade, exigimos respeito. E atenção Dr. Lúcio, se você for o próximo prefeito e não corresponder às expectativas também estarei aqui ou em outro blog a criticá-lo. Como tenho muita confiança e esperança que você assuma logo esta cidade, espero que tenha sucesso.

Neste ano eleitoral de 2008 é certo que vai haver maquiagem: pintura improvisada dos meio-fios, pintura asfástica em algumas ruas, tudo efêmero, apenas para destaque momentâneo. Só o tempo necessário até que passe a fase eleitoreira para depois continuar como dantes.

Quando inicia o período chuvoso vem a desculpa enganosa que cessando essa época vão dar atenção para a melhoria das ruas. Mas aí indagamos: E nas cidades onde chove durante grande parte do ano, por acaso há descontinuidade administrativa neste aspecto?

Bom seria mesmo é que houvesse eleição ano a ano: um para governador, outro para prefeito, no ano seguinte para os legislativos e por fim para Presidente. Assim, encerraria o ciclo e começaria tudo de novo sempre havendo eleições e aí teríamos realizações permanentes na cidade. Eu não sei é se a maioria dos políticos agüentaria esta maratona. Bom que restassem os melhores pois daí o povo adquiriria educação e exigiria o que é do seu direito.

Prefeita, por favor, conserte esta cidade. Disponha de uma equipe técnica competente e sem compromisso com o voto. É impossível realizar tudo. Mas pelos menos faça algo. Saia deste marasmo e diga a que veio.

Eu torço mesmo é por uma cidade bem tratada e mais humana. Independente de quem esteja na gestão.

José de Freitas