sexta-feira, 15 de junho de 2007

Investimento dos estados

O jornal O Estado de São Paulo, de 14 de junho, publicou um levantamento dos investimentos feitos com recursos de suas receitas no período compreendido entre 2000 e 2006. Os maiores percentuais estão nos estados considerados pequenos ou pobres. Tocantins, Acre, Amazonas e Ceará lideram a lista pela ordem. No caso do Ceará, o investimento total no período representa 17% da receita, o que mostra um excelente desempenho.

Para efeito de comparação, São Paulo e Rio Grande do Sul fecham a lista com, respectivamente, 5,1% e 5%. Em contrapartida, no mesmo artigo um gráfico mostra a percentagem dos investimento feitos com recursos federais. O Piauí lidera com 40,5%, enquanto no Ceará o número é 3,1%.

Os dados mostram o grande esforço que os governos cearenses fizeram nos últimos anos para realizarem investimentos com recursos próprios e revelam a escassez de dinheiro federal destinado às obras e aos equipamentos aqui. Os últimos anos do intervalo estudado foram aqueles nos quais ocorreram os maiores gastos nas rubricas estudadas.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Pac, idealizado para galvanizar o crescimento econômico do País, não se acredita até agora. Não passa da reunião em apenas um bloco de tudo o que deveria ser feito rotineiramente pelos governos com os recursos do orçamento. Não contém novidades. Apenas relaciona os investimentos na infraestrutura, os quais não se realizam ainda. Por enquanto o governo federal utiliza toda a sua artilharia para mistificar esse PAC, que Millôr Fernandes apelidou de “paquiderme”. Concentra-se nos números; grita bem alto, de forma a abafar os protestos. Os governadores isoladamente temem indispor-se com o governo federal, mas já articulam reivindicações coletivas, para não sofrer retaliações. De resto, o programa ajunta investimentos de 500 BILHÕES em 4 anos, os quais, decompostos, dão apenas 125 BILHÕES por ano, o que é uma miséria.

Célio Ferreira Facó disse...

O famigerado Pac, que Millôr Fernandes, sabedor das coisas, apelidou de “paquiderme”, parece apenas um plano de cooptar os governadores. Desde a sua divulgação os governos estaduais estão paralisados. Os governadores não foram consultados a respeito dos programas de investimentos nas diversas regiões. Suas reivindicações de maior participação na arrecadação fiscal dormem na gaveta dos tecnocratas do governo federal; por enquanto só as dívidas crescem. O Planalto os despreza solenemente. Agora os governadores se inquietam, dispõem-se a uma linguagem mais dura com Brasília. Até os quatro do PT reagem favoravelmente a uma tomada conjunta de posição. A oportunidade já demora. Apesar das promessas ainda não foi marcada a tal segunda reunião com Lula. Surpresas não vão acontecer, estando todos cientes da força do poder central, ou da fraqueza dos poderes estaduais, na estranha Federação que caracteriza o Brasil.

Anônimo disse...

Pelo jeito, o governo do Ceará continuará a política de investimentos. Agora mesmo, o senhor Cid vai investir 30 milhões no Japão com a compra de 200 caminhonetas. O maior atrativo do carro é a capacidade de atravessar o canteiro das avenidas, segundo Nelson Martins.

Unknown disse...

que saudade tenho do tempo em que tinhamos governador

Anônimo disse...

O esforço feito pelo governo do Ceará nos últimos quatro anos (sem deixar faltar remédios nos hospitais públicos, sem deixar de pagar meses trabalhados por servidores que exercem cargos comissionados, sem reduzir drasticamente a verba de manutenção do CENTEC, idem do Hospital Waldemar Alcântara - O MELHOR HOSPITAL PÚBLICO DO NORDESTE, segundo o Ministério da Saúde, implantado no governo do médico Lúcio Alcântara, sem deixar ....) mostra que é possível manter os investimentos sem sacrificar ainda mais os serviços básicos que a população mais carente recebe como única alternativa - o sreviço público.

Anônimo disse...

Nossos editores estão preparando uma materia sobre a historia dos ultimos 25 anos dos governantes cearenses . Mostraremos para nossos mais de 18.000 visitantes os avanços e retrocessos . De ante mão posso lhe adianatar meu colega Lucio Alcântara que seus quatro anos foram revolucionários para nossa economia . Visite nosso Blog e aguarde : A HISTORIA DOS GOVERNANTES CEARENSES NESSES ULTIMOS 25 ANOS.

Luiz César Carvalho
Médico e editor chefe do Blog do Luiz César.

E-mail: kanimambo@bol.com.br

http://luizcesar56.blog.terra.com.br