terça-feira, 15 de maio de 2007

A retirada de Tony Blair

O primeiro ministro inglês, Tony Blair, anunciou sua renúncia abrindo a temporada de escolha de seu sucessor que, ao que tudo indica, será seu ministro da Fazenda, Gordon Brown. Ele foi o trabalhista a permanecer o maior tempo no posto. Foi o líder da renovação do trabalhismo inglês, pondo fim a anos seguidos de derrotas eleitorais.

Promoveu a reformulação do programa do partido e lançou a terceira via - uma versão repaginada da social democracia à inglesa. Modernizou o país, que desejava transformar em "farol do mundo"', levou a Inglaterra a anos seguidos de crescimento econômico e reformou o sistema educacional. Também incentivou a autonomia regional, instituindo, entre outras mudanças, os parlamentos regionais da Escócia e País de Gales. Foi responsável pela paz na Irlanda, levando protestantes e católicos à coalizão política na Irlanda do Norte.

No plano internacional, mostrou-se um firme aliado dos americanos, envolvendo seu país na guerra do Iraque a partir de mal explicadas evidências da existência de material nuclear naquele país, o que suscitou um escândalo que atingiu a tradicional BBC e os meios políticos ingleses. A participação na guerra do Iraque e a aliança visceral com Bush jogaram sua popularidade no chão e obrigaram-no a bater em retirada.

3 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Lúcio do Cocó
No apagar das luzes do governo Lúcio Alcântara, faço questão de aqui registrar um dos acertos de sua administração. O conjunto de obras que realizou no Parque Ecológico do Rio Cocó, tornando as suas trilhas definitivamente freqüentáveis por nós, fortalezenses. Que passamos a apreciar ainda mais as belezas do mangue e a dispor dos seus espaços para a prática de exercícios ao ar livre.

A nota completa se acha no Blog do PG, arquivo de dezembro, dia 29.
http://blogdopg.blogspot.com
Um abraço, Dr. Lúcio

Marcelo disse...

Infelizmente o que marcou o Governo de Tony Blair foi sua adesão à Guerra do Iraque. Tal atitude política expôs a Grã-Bretanha às ações do terrorismo internacional.
Este foi o motivo que levou as demais potências européias a manterem certa distância do conflito, embora o apoiassem.

Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo, nesta data que é momento de agradecimento e reflexão, pois cada dia de vida é uma dádiva.

Parabéns Governador, muita saúde, paz.

Wanderley Filho disse...

Doutor Lúcio,

Que bom poder vê-lo por aqui, compartilhando suas idéias e sua experiência. Quando puder, visite o meu blog.

Tony Blair realmente marcou uma época. Mas o seu mérito consiste em ter retirado do trabalhismo algumas amarras ideológicas. Em muitas situações, Blair assumiu posturas defendidas pelos conservadores, principalmente na economia. Virou uma espécie de Tatcher progressita (isso é possível?). A esquerda mundial, do ponto de vista administrativo e gerencial parece ter capitulado. E isso é um avanço, na medida em que alerta o público de que a justiça social não pode nunca estar dissociada da racionalidade econômica.

Abraço,
Wanderley Filho.