domingo, 13 de setembro de 2015

Planos de saúde

A falência da Unimed Paulistana com 744 mil associados veio chamar atenção para a fragilidade dessas empresas contratadas por expressivo contingente de brasileiros para garantirem atendimento médico em caso de necessidade.

A apreensão se justifica pela insegurança que muitas delas transmitem aos usuários sobre a constância na prestação de serviços de natureza tão delicada.

Por ano, segundo a ANS, responsável pela regulação do setor, 14 operadoras de planos de saúde são obrigadas a repassar seus clientes devido a problemas financeiros e de gestão.

Em 15 anos aconteceram 208 situações de implantação de direção fiscal, casos em que a agência passa a monitorar presencialmente a situação de uma operadora. A boa notícia é que ocorrências como essas vêm diminuindo.

Inicialmente a Unimed Paulistana tem até o início de outubro para fechar um acordo; caso isso não ocorra a ANS deve fazer uma oferta pública para que operadoras apresentem propostas. Enquanto isso administradoras de benefícios que possuem clientes com planos da Unimed Paulistana começam a examinar alternativas.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 13/09/15, pag.B7

Nenhum comentário: