terça-feira, 7 de abril de 2015

Erro médico

O número de processos por erro médico vem crescendo nos últimos anos. Em quatro anos aumentaram em 140% no STJ. Em 2010 foram 260 e no ano passado 626 processos.

No mesmo período 18 médicos tiveram seus registros cassados e 625 receberam outros tipos de punições do Conselho Federal de Medicina por agirem com imprudência, imperícia ou negligência, práticas que caracterizam o erro médico.

Advogados ouvidos pela reportagem atribuem esse aumento à problemas estruturais dos hospitais, falta de mão de obra, baixa remuneração e longas jornadas de trabalho.

A grande quantidade de cirurgias plásticas e o crescimento do número de beneficiários de planos de saúde sem a qualidade necessária também são apontadas como causas do maior número de processos.

O corregedor do Conselho Federal de Medicina acrescenta à esses motivos a má formação dos profissionais médicos devido à proliferação de faculdades de medicina em critérios técnicos.

Penso que o maior nível de informação das pessoas sobre seus direitos, o proselitismo de advogados e o ativismo judicial que assola o país também contribuem para o incremento de ações motivadas por supostos erros médicos.

Desconheço qual tem sido a repercussão desse fato no mercado segurador.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 22/03/15

Nenhum comentário: