sábado, 12 de outubro de 2013

Universidades

A USP (Universidade de São Paulo) foi rebaixada no ranking internacional que elenca as principais universidades. Ao perder 68 posições deixou de figurar entre as 200 melhores do mundo pela primeira vez nos últimos três anos.

Na lista do THE (Times Higher Education), publicação anual britânica divulgada desde 2004, a USP saiu da 158ª colocação para um grupo que vai do 226º ao 250º (a partir de 200 o ranking não traz informação específica, mas separada por grupos).

A Universidade de Campinas (Unicamp) também caiu de posição. Caiu de 251º - 275º para 301º - 350º.

O ranking é liderado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia. Dos dez primeiros colocados 7 são dos Estados Unidos e 10 do Reino Unido.

O Brasil foi o único país a sair do grupo das 200 melhores no novo ranking.

Não há uma explicação clara para o reaixamento das duas universidades. Renato Pedrosa, da Unicamp, acha que nossas universidades não estão preparadas para fornecer dados aos responsáveis pela eleboração de rankings.

Já Phil Baty, editor do THE, atribui a queda ao baixo grau de internacionalização. Pouca produção em inglês, o que acarreta poucas citações de outros cientistas, e ausência de aulas em inglês.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 03/10/13, página C1 

Nenhum comentário: