quinta-feira, 2 de maio de 2013

Nutels

Decorre este ano o centenário de nascimento de Noel Nutels, ucraniano filho de judeus ucranianos, Salomão e Bertha, que imigraram para o Brasil quando ele tinha 9 anos. O destino foi a pequenina São José da Laje, no interior de Alagoas.

Formado em medicina no Recife muda-se para o Rio de Janeiro onde faria carreira no Serviço de Proteção ao Índio (SPI), antecessor da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), instituições nas quais atuou organizando a assistência médica aos indígenas.

Junto aos irmãos Villas-Boas foi o responsável em 1956 pela criação do Serviço de Unidades Sanitárias Aéreas (SUSA), sua menina dos olhos. Utilizava o correio aéreo para chegar à cidades isoladas onde as pessoas adoeciam e morriam sem receber qualquer tipo de socorro.

Outra vitória de Nutels junto com os Villas-Boas foi a criação, em 1961, pelo presidente Jânio Quadros, do Parque Nacional do Xingu no estado de Mato Grosso.

Bertha, sua única filha, diz que o pai costumava comparar o índio brasileiro com o judeu. Enquanto a comunidade judaica existe até hoje por ter conseguido preservar sua cultura o índio não conseguiu faze-lo. Um povo sem cultura é marginalizado, conclui.

Saiba mais em O Globo, edição de 27/04/13

Nenhum comentário: