domingo, 7 de outubro de 2012

Finanças

Revendo publicações da minha biblioteca na permanente busca de melhor organiza-la deparei-me com um trabalho de James Tobin apresentado à conferência anual do Banco Mundial em Washington no ano de 1998.

A palestra leva o título de Financial Globalization : Can National Currencies Survive ? Em português : Globalização Financeira : As Moedas Nacionais Poderão Sobreviver ?

Tobin é o economista que recomenda a adoção de uma taxa que incidiria sobre as transações financeiras internacionais destinada a financiar o desenvolvimento e o combate a pobreza. Uma espécie de CPMF internacional.

A ideia chegou a ser aventada pelo ex-presidente francês Sarkozy no âmbito da crise econômica que assola a Europa. Por outro lado a implantação de uma moeda única , o euro, entre os paises europeus se mostrou insuficente na medida em que os paises têm políticas fiscais diferentes.

Desprovidos de instrumentos indispensáveis para o manejo da crise, por já não terem moeda própria, mostram-se impotentes para lidarem com o problema da dívida soberana.

Daí se dizer que a solução para a crise da zona euro não será menos, mas sim mais Europa. Quer dizer, menos soberania nacional no rumo de uma verdadeira federação europeia. Será ?

Nenhum comentário: