quarta-feira, 5 de outubro de 2011

“LIDERANÇA MUDOU COM AS NOVAS GERAÇÕES”!

(La Nacion, 18) 1. Uma pesquisa informal feita no Twitter (@LNeconomía e @LNempleos) e no Facebook, em que se pediu três características essenciais para os líderes de hoje, mostrou como resultado duas exigências quase majoritárias: exemplo e inspiração. Aprender, ensinar, ser um exemplo, generosidade e “mentoring” (ser um mentor) são condições que apareceram com regularidade nas respostas. Entusiasmo, espírito e motivação completaram o quadro. Também surgiram outras habilidades mais suaves – além da competência profissional ou técnica – que os funcionários valorizam quando estão juntas, especialmente, da comunicação (“que sabe escutar”), do trabalho em equipe (“para gerar um bom ambiente”) e de algumas qualidades pessoais, tais como integridade, honestidade e humildade.

2. “A liderança mudou com as novas gerações”, afirma Nicolas Fernandez Lobbe, sócio da consultoria Biset & Fernandez Lobbe. “Antes o líder entrava em um lugar e não havia nem uma mosca voando. Hoje existe muito mais compreensão, flexibilidade e se requer um retorno permanente na hora de escutar as queixas”, acrescenta. “Hoje você tem que conhecer mais a pessoa e, nesse sentido, o papel do líder é pensar como chegar a cada um para saber o que ele quer, valora e inspira. Com esse conhecimento, você começa a procurar diferentes maneiras de incentivá-los”, explica Fernandez Lobbe.

3. John C. Maxwell, um especialista no assunto e fundador da “Equip”, descreve: “O chefe dá ordens a seus trabalhadores, o líder os treina, os forma. O chefe depende da sua autoridade, o líder, da sua boa vontade; o chefe inspira medo, o líder, entusiasmo, o chefe diz “eu”, o líder, “nós”, o chefe se preocupa com a culpa pelo fracasso, o líder se preocupa com o fracasso. “A palavra cria mundos”, cita Rabbat lembrando o estruturalista francês Pierre Bourdieu, e acrescenta: “O líder é responsável por trazer a visão, o sonho e criar a motivação para tornar realidade aquilo que ainda não existe”.

4. “Duas décadas atrás, os especialistas só colocavam o foco nas habilidades técnicas ou da experiência que uma pessoa podia demonstrar”. “Atualmente, a mudança mais significativa que se espera de um líder, é que saiba harmonizar equipes, que tenha inteligência emocional, que possa dirimir conflitos e solucioná-los e que seja flexível e inovador para lidar com pessoas e equipes”.


* Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia

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