sexta-feira, 7 de maio de 2010

Desabafo - Publicado no CIVITATE - O Blog do Coronel Bessa

“TRIBUTO À POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ NO MÊS DE SEU ANIVERSÁRIO E AOS POLICIAIS MILITARES”






"Caros irmãos oficiais da PMCE, diante das humilhações pelas quais passam os policiais militares e a Corporação, sem assistência médica condigna e eficiente na capital e no interior do Estado, com o Hospital da Corporação em estado de total indigência, tendo o governador feito a promessa de alocar R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) para sua reestruturação, e isso já faz dois anos e nada aconteceu, ao contrário, fecharam a emergência da única unidade hospitalar da PMCE, nos sentimos enganados, sem atendimento à saúde, sem salário condizente com as responsabilidades da função pública de altíssimo risco de vida, sem esperança para ascensão profissional no oficialato e demais graduações dos praças, sem local para a formação de oficiais, com quase todos os quartéis sem pintura decente há mais de dez anos, sujos e mal preservados, como se fôssemos porcos, sem que os comandantes disponham sequer de condições financeiras para adquirir papel higiênico de uso diário.

Nós oficiais, assistimos tudo isso de braços cruzados vendo a derrocada de uma instituição policial militar com 175 anos de existência, ela que se constitui na Força de Pronto Emprego na defesa da sociedade, como locomotiva da segurança pública.

Não podemos mais esperar pelas falsas promessas do governo que vem nos enganando há quase 04 anos, NOS FAZENDO DE IDIOTAS NUMA TAL MESA DE NEGOCIAÇÃO SETORIAL, onde as entidades representativas de classe, apresentavam propostas salariais e de melhorias das condições de trabalho com o apoio do Comandante Geral, as quais eram encaminhadas ao governador, e este, por sua vez nos dizia que não havia recebido nada sobre o assunto, enquanto que nesse mesmo período o governo concedeu reestruturação salarial com aumento de 300% para os Defensores Públicos, subsídio para os policiais civis e atendeu a reclamação salarial dos Agentes Penitenciários etc. O SUBSÌDIO, aliás, é matéria prevista na Constituição Federal, que pode sim, ser concedido em ano eleitoral, pois não se trata de reajuste salarial e sim de um novo ordenamento jurídico sobre remuneração.

Quem são os responsáveis por esse descalabro em nossa Corporação? Somos todos nós oficiais ativos e inativos, sobretudo, os quem ostentam estrelas amarelas, parecendo até que não somos dignos dessas estrelas, pois elas não servem para defesa institucional, tão somente para defesa de interesses particulares de cada um, preferindo ficar a mercê dos governantes como se isso fosse a nossa salvação.

Belo e forte exemplo deram os praças da PMCE, hoje podendo olhar com orgulho – “olho no olho” daqueles que lhes cercam, seus dependentes e companheiros de luta. Onde estamos nós oficiais que não conseguimos sequer ter hombridade moral para defendermos os interesses Institucionais desta Corporação secular?

“Quem sabe Faz a Hora, Não Espera Acontecer”, já dizia Geraldo Vandré... é chegado o momento de todos os oficiais que ostentam estrelas amarelas, do mais moderno MAJOR ao mais antigo CORONEL, ficarem na expectativa da possibilidade de devolverem seus cargos de comando às autoridades que lhes nomeou, como um pequeno sacrifício em benefício da sociedade, da PMCE e de seus integrantes. A COVARDIA É O PIOR DOS PECADOS DO HOMEM, assim está escrito, sejamos fortes e bravos como entoa a canção da PMCE, não somente no combate ao crime, mas também na desfesa da Corporação, aliás, se aproxima o Aniversário da PMCE, o amor por ela será o melhor presente que poderíamos oferecê-la, o nosso sacrifício."

Fortaleza, 03 de Maio de 2010.

ANTÔNIO IVAN MACEDO CEL RR PM
Presidente do COPM

(Fonte: Por e-mail do CEL PM RR Ivan)

5 comentários:

Alberto Beviniévisque disse...

Isso seria fazer história. Se não fosse os bajuladores...

Coronel Duarte Frota disse...

O que posso afirmar é que o senhor somente na PEC 40 ajudou a todos os Militares do Ceará e os pensionistas a terem uma pensão digna!
Lembremos da PEC 40!
Sendo aprovada em seu texto original, a PEC 40 aplicava aos militares dos Estados e do Distrito Federal a redução do valor das pensões (para 70%) e desaparecia a referência à paridade entre a tropa na ativa e a reserva remunerada. Concluindo, nós estávamos lesados ao sermos transferidos para a inatividade bem como nossos pensionistas!
Em 2003 assumi a Vice Presidência do Conselho Nacional de Comandantes Gerais-CNCG com vênia do Dr. Lúcio Alcântara. Dialoguei com o mesmo sobre a proposta do CNCG de alterar a PEC 40 e ele com sua peculiar atenção de ouvir muito e falar pouco, disse; Avance, tem minha autorização! Com esta ordem e liberdade de ação fomos a Brasília inúmeras vezes com seu apoio trabalhar no Congresso Nacional as emendas da PEC 40.
No final de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou os governadores que representavam as cinco regiões do país para discutir as mudanças propostas pelo Congresso e pelo Judiciário na reforma da Previdência. Os integrantes da comissão foram os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves; do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; de Goiás, Marconi Perillo; do Ceará, Lúcio Alcântara; e do Amazonas, Eduardo Braga.
Vejam e confirmem no Site:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI39166-15223,00-LULA+CONVOCA+CINCO+GOVERNADORES+PARA+DISCUTIR+MUDANCAS+NA+REFORMA+

No retorno, o Governador Lúcio Alcântara comunicou-me que advogou a proposta na reunião com o presidente Lula e a PEC 40 seria alterada com a paridade da ativa com a reserva sem prejuízo nenhum para os Militares dos Estados e do Distrito Federal!
Faço este registro aos senhores e senhoras Militares do Estado do Ceará desta atitude do Dr. Lúcio Alcântara no suporte a nossas famílias.

Anônimo disse...

Reunião do Cid com o Secretário de Segurança e o Cmt. da PM, ocorrida esta semana:

Início da reunião.

Cid - Vão para a P...Q...P... vocês dois, o problema da polícia é de vocês, resolvam!

Roberto e William - Sim senhor!

Reunião encerrada.

Anônimo disse...

Este coronel Ivan está como presidente do Clube dos Oficiais há mais de 20 anos e nunca fez nada em prol dos policiais. A cada dois anos, em ano eleitoral, ele aparece com suas notinhas ridículas.

Anônimo disse...

A estrategia do Cid eh a seguinte,acabar a policia dos antigos e criar uma nova,policia sem vicios na visão dele eh claro.Cuidado bons policiais não sejam adropelados vcs tem serviços pretados ao Ce.