quarta-feira, 19 de maio de 2010

Boas lembranças

domingo, 16 de maio de 2010

MEMÓRIAS DE UM CORONEL DE POLÍCIA 251

(Dr. Lúcio Alcântara e Coronel Bessa)

Hoje é o natalício do Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara. O Dr. Lúcio foi Senador da República, Governador do Ceará, Vice-Governador, Deputado Federal, Prefeito de Fortaleza, Secretário de Saúde do Estado do Ceará etc.

Médico e Político, é um dos mais destacados homens públicos do Brasil.

O Dr. Lúcio chega aos seus 67 anos de existência carregando sua marca indelével: HUMILDADE.

Conhecia o Dr. Lúcio somente pela televisão, haja vista que seu papel de político assim o notabilizou, entretanto, desde criança, lá no meu querido Quixadá - CE, já ouvia minha família e o povo daquelas paragens falar da sua família, composta também por honradas pessoas públicas, tal o Dr. Waldemar Alcântara, que inclusive derá o nome ao principal colégio da minha cidade natal - Ginásio Waldemar Alcântara.

Já na Polícia Militar, entre o final de 1994 e meados de 1999, trabalhando na 1ª Companhia de Guarda e também na segurança do Governador do Estado, no Palácio do Cambeba e Casa Militar, cruzei algumas vezes com o Dr. Lúcio pelos corredores do Palácio e em eventos políticos pelo Ceará afora, mas nunca tive a oportunidade de estreitar nenhum contato ou laço de amizade com o mesmo.

Em 2002, convidado por ex-colegas da Escola de Formação de Governantes, prestei colaboração ao Movimento Ceará Cidadania, tendo o Dr. Lúcio sido eleito Governador do Ceará naquele ano. Já era Diretor do CIOPS/SSPDS desde 2001, quando já em 2004 e 2005, recebemos em duas ocasiões a visita do Dr. Lúcio no CIOPS.

Sensível, atendeu nossos apelos e do então Secretário de Segurança, Dr. Wilson Nascimento, e junto ao Governo Federal e com recursos próprio do Estado do Ceará, aportou muitos recursos para o nosso CIOPS, porquanto o órgão foi totalmente potencializado.

Passamos a contar com mais tecnologia agregada que deixou o nosso CIOPS como um dos melhores do mundo, lugar que já ocupava com destaque no Brasil. O CIOPS recebeu piso elevado, todos os computadores foram trocados, recebemos viaturas novas, microônibus, rádios portáteis, móveis e fixos, geradores de energia, novos softwares e licenças, homologação de sites, up-grade de sistemas e tecnologia de atendimento, novo Mapa Digitalizado da Região Metropolita de Fortaleza e acesso ao Mapa Mundi GPS/Ominisat/Autotrac, novo software de gravação, degravação, URA, No-Break, móveis, utensílios, telefones, headsets, Display Screen (um dos poucos órgãos de atendimento de emergência do mundo a dispor de tal tecnologia - foto abaixo), além de ajudar na motivação de nossos profissionais. Pela primeira vez na história do Estado do Ceará, profissionais da segurança pública, como o então Cabo Narcélio e o então Major Russo, foram agraciados com a Medalha Estadual do Mérito Profissional Público por, respectivamente, invento (VHF + UHF) e publicação doutrinária (Manual de Telemática).

O Dr. Lúcio enquanto Governador do Ceará, também assinou convênio com a Prefeita de Fortaleza, Profª Luizianne Lins, que possibilitou a continuação do processo de integração do CIOPS com outros órgãos, tipo assim a AMC, Guarda Muncipal, etc.

E o Dr. Lúcio fez muito mais...

Foto do Display Scream do CIOPS
em operação com o Mapa digitalizado d
a
Região Metropolitana de Fortaleza
Depois, já em 2006, quando era Secretário Executivo da Polícia Militar do Ceará, fui chamado até a residência Oficial do Governo do Estado, juntamente como o CEL PM Herdez Antônio de Miranda, e fui convidado para o Comando Geral Adjunto da Polícia Militar do Ceará.

Aceitei o convite, mas divergindo do respeitável Comandante ante umas promoções para oficiais do QOA - Quadro de Oficiais de Administração, em 24 de maio de 2006, acabei solicitando minha exoneração do cargo em 31 de maio daquele mesmo ano.

No segundo semestre de 2006, fui chamado novamente por ex-colegas da Escola de Formação de Governo para colaborar com a Proposta do Programa de Segurança do Governo para 2007-2010 ante a campanha pela reeleição do Dr. Lúcio, mas acabei não aceitando, quanto perdi qualquer contato com a estrutura de governo. O Dr. Lúcio na oportunidade não foi reeleito.

Como não tinha nenhum contato próximo com o Dr. Lúcio, somente o reencontrei em 2008, num evento do Programa "História Empresarial Vivida", sob os auspícios do saudoso Prof. Cleber, ante um jantar com o Presidente de uma Multinacional em visita a Fortaleza.

Depois reencontrei o Dr. Lúcio nos demais eventos de "História Vivida" e assim tive, para prazer meu, maior proximidade e contato com o dileto e exemplar homem público.

Rogo a Deus, Dr. Lúcio Alcântara, extensivo a família, que continue com sua bela jornada de paz, prosperidade, saúde, sucesso e muita disposição para continuar servindo ao povo do Ceará e do Brasil.
PARABÉNS E FELIZ ANIVERSÁRIO !
JUNTOS, AVANÇAREMOS MAIS !

4 comentários:

Anônimo disse...

Dr.Lúcio, veja como o povo quer votar em qual quer candidato que não seja o Cid Gomes. Você bem que poderia se aliar ao PV e não ficar a mercê da vontade do PT que só bobo não percebe que eles vão engolir o que o Cid Gomes enfiar na goela deles.
NÃO PERCA TEMPO! LANCE SUA CANDIDATURA LOGO E BOTE O PÉ NA ESTRADA QUE O POVO LHE ACOMPANHARÁ!!
O CEARÁ PRECISA DA SUA SERIEDADE POLÍTICA E ADMINISTRATIVA!
QUEREMOS O MELHOR PARA O NOSSO POVO,
QUEREMOS LÚCIO DE NOVO!!
Ricardo Pedrosa




O povo on line
"Militantes do PV querem ter candidato contra Cid"
Com objetivo de dar suporte local à candidatura presidencial de Marina Silva, militantes do PV lançaram manifesto para que o partido lance candidato à sucessão de Cid Gomes

Comentários
19 Mai
07h26min |
eleitor atento
PT+PSDB= CANALHISSE = TÔ FORA!!!!!! Oposição Já!!!! Voto no PV!!

18/05/2010
21:31
Apos a vergonhosa tramóia do Cid, Eunício Oliveira, Luizianne, Salmito e os demais da corja contra à candidatura do José Pimentel ao senado, nós filiados do PT, PCdoB, PSB e outros, deveremos apoiar este candidato do PV.
Gomes

18/05/2010
16:04
No Cid num voto. Ele deixou Jardim sem estrada por quatro anos. Se num tiver outro, voto em branco. Se o PV quiser meu voto, lance candidato a governador.
EPITÁCIO CHAPOLIM

18 Mai
08h20min |
Luis Martins
Taí, acho que é uma boa mesmo o PV lançar uam candidatura para dar suporte à Marina. Para ficar em maior sintonia ainda com a senadora, que convidou o empresário dono da Natura para ser o seu vice, e ele aceitou, que tal os verdes cearenses discutirem com a FIEC e o CIC um nome para a vice-governadoria, talvez o próprio Roberto Macedo, ou aquele Robinson Castro, topem essa missão.

18 Mai
02h37min |
Marcos Melo
Quem quer que seja terá meu voto.

18 Mai
09h40min |
J. Faustino
"(...) o PV deve ter candidatura própria para que Marina Silva possa ter um palanque verde que amplie de forma coerente sua campanha, dando visibilidade e refletindo sobre um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil e para o Ceará` Interessante essa pretensção do PV. Um partido no desespero, tal como seus iguais, tentando emplacar, de uma forma ou de outra, um ou outro canditato querendo mudar a face do que está sendo exemplo para o mundo. Vejamos se cola!

18 Mai
10h15min |
Janio
A CANDIDATURA DO PV A GOVERNADOR E IMPORTANTE PARA O POVO DO ESTADO DO CEARA DERROTAR A OLIGARQUIA TASSO,CIRO E CID. TODOS FARINHA DO MESMO SACO, OU SEJA PSDB.

18 Mai
13h12min |
BEATRIZ HELENA
Acho importante que o PV tome essa inciciativa, principalmente para dar apoio a candidata MARINA SILVA, que ao meu ver é a melhor opção para o pleito presidencial

18 Mai
13h16min |
Danielle Lourinho

Número do IP: 201.9.115.77
Boa! Essa iniciativa do PV é excelente!!

18 Mai
13h14min |
Mariana Antunes
Excelente iniciativa do PV. Dará apoio à Marina e fortalecerá o partido dentro do Estado.
Este comentário é inapropriado? Denuncie

18 Mai
13h18min |
Franco
Essa iniciativa do PV será um progresso para o Ceará!!! Parabéns.

Chico Ribeiro disse...

Doutor Lúcio, parabéns pelo aniversário, desejo-lhe de coração muitos anos de vida. Saiba que serei sempre seu eleitor.
Apenas pela admiração e respeito ao homem púiblico que o Senhor é e sempre foi.

eduardo disse...

Em 2011 é CIDenovo!!!

CASTRO disse...

O único adversário de tem capacidades de competir com o atual governador é o senhor. Para que o senhor possa obter uma grande quantidade de votos, basta apenas o senhor agradar o funcionalismo público estadual que encontra-se totalmente insatisfeito, principalmente os da pasta da segurança pública, que estão reinvindicando uma melhora salarial e uma escala adequada ao serviço policial. Se fores inteligente, siga este meu conselho, pois, o senhor é a única esperança que temos para acabar-mos com o mandato do atual Ditador(Cid Gomes). Ass. Um servidor público insatisfeito...