quinta-feira, 1 de abril de 2010

A violência ronda cada quarteirão da grande Fortaleza

Manchete de capa do jornal Diário do Nordeste, edição de hoje:

Balanço aponta recorde de assassinatos em 2010

5 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Avança agora a galope o crime em Fortaleza e interiores do Estado, enquanto ficam Prefeita e Governador a ver quem joga mais para a iniciativa privada, quem mais entrega do público e do coletivo da cidadania à exploração só pelo lucro do particular.

Tendo o conde de Buffon, na França, diagnosticado que o “O estilo é o próprio homem” concluímos que será tal o de Cid Gomes e o de Luizianne.

Célio Ferreira Facó disse...

Ante a desídia e ineficácia dos governos locais por conter agora o tsunami do crime a sacudir Fortaleza e interiores, urge que se reorganize como puder a sociedade civil, com todas as suas instituições e personalidades públicas a retomar já a ação, organizar a segurança perdida, recompor o projeto de urbanidade ameaçada.

Isto exigirá muito mais que os carrinhos comprados rápido ao balcão da Newland e o ampliarem-se as vagas nos presídios.

Exigirá também que a Assembléia Legislativa seja capaz de erguer-se como oposição vigorosa à falta de iniciativa do Executivo Estadual.

Fará isto ela ou restará como cúmplice deste fracasso do governo agora.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,
A manchete de ontem do DN foi tão chocante quanto a de hoje pois colocou Fortaleza como "Capital do Crime". Só que a criminalidade se espalhou por todo o Ceará e os bandidos estão levando a melhor. O povo em geral anda todo assombrado com medo dos assaltos que estão em toda parte. Ora, se até os policiais estão sendo assaltados que diria nós pobres mortais!
Seria muito bom vê-lo voltar ao governo do Ceará derrotando esse embuste chamado Cid Gomes pelo mesmo tema(segurança) que ele usou de má fé para derrota-lo em 2006.
Soldado Anônimo(se disser o nome serei perseguido).

Chico Ribeiro disse...

Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília são as cidades mais desiguais do Brasil, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), que será divulgado nesta sexta-feira (19), no Rio de Janeiro. Em comparação às cidades no mundo, só perdem para três cidades sulafricanas, que lideram a lista de desigualdade: Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni.

Esse é um dos dados que serão apresentados no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio, onde vai acontecer, na próxima semana, o V Forum Urbano Mundial da ONU. Este ano o tema em debate é o crescimento das cidades e as políticas públicas que precisam ser implementadas para o cidadão ter seus direitos garantidos, como o acesso à moradia. Segundo a ONU, mais da metade da humanidade hoje vive em cidades.

As cidades citadas apontaram um valor de Gini, baseado na renda, superior a 0,60. Esse índice varia de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade entre o que as pessoas ganham).

No documento, a ONU ressalta que quando o índice de Gini tem como base o gasto em consumo, reflete menos desigualdade do que quando se baseia em renda. Isso significa que, mesmo que as cidades brasileiras apresentem um alto índice de desigualdade de renda, o acesso à água potável e ao saneamento básico obtiveram um resultado melhor do que as cidades altamente desiguais dos países pobres africanos.

Valdecy Alves disse...

Olá!

Recentemente o Instituto Sangari publicou estudo sobre a violência nos últimos 10 anos no Brasil. Dados alarmantes, que demonstram que a violência que nos assusta no local onde moramos é um fenômeno nacional. O QUE ESTÁ ACONTECENDO? ALGUMAS REFLEXÕES? QUAL O PAPEL DE TODOS? Leia! Divulgue e deixe seu comentário:
www.valdecyalves.blogspot.com
Veja um vídeo do qual participei comentando sobre a violência na mídia:
http://www.youtube.com/watch?v=ljsdz4zDqmE
FELIZ PÁSCOA PARA TODOS! Não deixe de seguir o meu blog e assinar o feed.