quinta-feira, 4 de março de 2010

Fraternidade

Trecho do hino da Campanha da Fraternidade 2010, da Igreja Católica:

Jesus Cristo anunciava por primeiro um novo Reino de justiça e seus valores. (Mt 4,17).
Vós não podeis servir à Deus e ao dinheiro e muito menos agradar à dois senhores. (Mt 6,24)

É a Igreja na sua permanente busca por uma alternativa ao capitalismo selvagem e ao comunismo tirânico.

2 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Foi Jesus Cristo um líder social. Não fundou Igreja. Lutava moralmente, influenciava.

Não foi o "milagreiro" em que, depois, a Igreja quis-nos fazer acreditar. Sobre isto escreveu o sábio e Santo Agostinho, no Século V: "não existe milagre".

Se não existe milagre, não pode ter havido a Ressurreição, não pode, pois, ter havido nenhum dos fatos inexplicáveis que se contaram depois.

E quantas conseqüências advêm daí. Já as há pelo fato de não ser a Terra o centro do universo, mas pequeno astro a mover-se ao redor de pequena estrela em algum lugar da Galáxia.

Líder, marcou Jesus a humanidade para sempre. Homem de convicção extrema. Acreditava no corpo e no espírito. Foi isto muito mais que "o filho de Deus".

Hélio Fernandes, da Tribuna da Imprensa, associou-o a Marx. Um e outro desprezavam ideologias, um e outro recusaram o poder. Lutaram ambos contra a desigualdade vigente, a qual só fez aumentar até hoje.

José Saramago, agnóstico, raciona, quer entender.

No seu livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo, põe na boca do Diabo, quando este se encontra com Cristo umas terríveis verdades a que Cristo não consegue responder de nenhum modo.

Hoje não carecemos menos de reformas.

O mundo, como está, não pode continuar.

Não este predomínio excludente do Deus-Mercado, tornado universal pelo neoliberalismo. Já se ressentem deste excesso o planeta e a vida e quase cada ser vivo.

Urge mudar, recompor a existência em modo mais humano, fraterno.

É a revolução espiritual de que nos fala Thomas Carlyle, na conclusão do seu monumental estudo sobre a revolução francesa.

Quando será? Ela está a chamar a cada um de nós pela sua realização. Urge mudar.

Frecheirinha é História disse...

Olá Dr. Lúcio Alcântara!!!
Sou um humilde universitário do curso de história da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, nascido e criado em Frecheirinha-CE como dizem os antigos. Tenho uma profunda admiração e respeito pela sua carreira profissional e política. Já o conheço pessoalmente durante duas visitas que o Sr. fez ao nosso Município de Frecheirinha. Faço votos de muito sucesso e que Deus ilume sempre a sua vida com muita saúde e paz e que continue sempre firme com suas ideologias de ajudar o homem do campo mais carente e sofrido pelas secas ao longo de nossa história.

Francisco Portela.

Abraço!