domingo, 25 de outubro de 2009

Crato

Estive rapidamente no Cariri. Em Juazeiro assisti à missa de 30º dia pela alma do meu amigo Tenente Coelho, homem de temperamento ameno, empresário bem sucedido e exemplar pai de família.

Seu súbito desaparecimento deixou a sociedade caririense consternada.

No Crato visitei o Dr. Raimundo Borges na lucidez e integridade física de seus 102 anos. Continua lendo, acompanhando os fatos cotidianos e escrevendo.

Revelou-me já escreve livro sobre a Fortaleza do passado. Advogado, formado em 1937, antes de optar pelo direito, cursou medicina até o terceiro ano.




À noite fui empossado na Cadeira nº 29, seção de ciências, patrono Waldemar Alcântara, do Instituto Cultural do Cariri, entidade fundada em 1953.

O discurso de recepção ficou a cargo do meu colega e amigo Napoleão Tavares Neves, médico na cidade de Barbalha.

O Dr. Raimundo Borges, único dos fundadores ainda vivo, fez questão de me saudar falando de pé.

A nota alta da solenidade foi a exibição do coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato regido por Divane Cabral que entre outras peças apresentou o Guarani, de Carlos Gomes.

O coral é um orgulho do Crato, e Divane uma incansável operária da cultura.

Depois passei no espaço cultural da estação ferroviária, obra de meu governo, em parceria com a administração do prefeito Samuel Araripe. Lá se realizava o Festival Cariri da Canção com grande público assistente.

Acompanharam-me, durante o tempo em que estive no Cariri, o vice-prefeito Raimundo Filho com a esposa Daniela e o Dep. Vasques Landim.

Agradeço a Dihelson Mendonça, administrador do Blog do Crato, pelo registro destes agradáveis momentos.

7 comentários:

marcia santos disse...

É isso aí, Lúcio Alcântara, percorra o Ceará e terá uma grande votação, o povo cearense é muito grato pelo seu governo

Augusto disse...

Parabéns pela posse no ICC!
Mais uma conquista dessa carreira tão vitoriosa.

Anônimo disse...

Pedale dr.Lucio vc vai chegar la.O Ceara quer.

flavio barreto disse...

Caro Dr. Lucio
Como Cratense, amigo e seu ex-secretário, gostaria ter assistido a solenidade. Porém, estava de volta de Gramado-RS onde participei do Congresso Nacional de Agronomia.
Meu abraço e parabens. O ICC ficou mais rico.
José FLAVIO BARRETO Melo

LUCIANO HORTENCIO disse...

Caríssimo Dr. Lúcio,



Por oportuno, lembro que o Dr. RAIMUNDO DE SOUZA BORGES é Defensor Público de carreira, obviamente que em gozo de merecida aposentadoria. O Defensor Público mencionado é pai do também Defensor Público JOSÉ GIL DE SOUZA BORGES, prematuramente falecido. Pai e filho exerceram seus respectivos MUNUS na Comarca do Crato.


Um abraço fraternal de seu menor amigo,

Luciano Hortencio
Defensor Público

Vó Luisinha disse...

Corre, Lúcio, corre, Lúcio.

Dihelson Mendonça disse...

Meu Prezado Dr.Lúcio Alcântara,

Só agora pude ver o seu comentário lá no Blog do Crato, que muito nos trouxe alegria. Quero também registrar e agradecer por tão gentil tratamento quando da sua última visita ao Crato e ter me concedido aquela entrevista sobre o papel dos Blogs e sobre a Internet como um meio da democratização dos meios de comunicação, que quero publicar em breve.

Estou em Fortaleza nesse momento, onde devo passar alguns dias, e só devo voltar ao Crato após o dia 02 de Novembro ( próxima terça ).

Gostaria de saber se o Senhor recebeu a minha encomenda das fotos e do DVD, pelas mãos do nosso amigo em comum, Raimundo Filho, vice-prefeito do Crato. Nele estão contidos alguns vídeos que eu fiz com a própria câmera fotográfica da sua visita ao ilustre Dr. Raimundo Oliveira Borges. Devo dizer que para mim, foi uma grande emoção ter tido a oportunidade de registrar aquele encontro ímpar, e posteriormente, a entrega do seu diploma no ICC.

Foi um diploma muitíssimo merecido, e nós Cratenses de boa fé, queremos lhe agradecer pelo muito que fez pela nossa terra e pelos seus projetos, que hoje estão aí aparecendo, sendo realizados. Digo isto aqui para os que nos lêem nesse momento, saberem que muitas das coisas que estão sendo construídas no Cariri hoje, foram concebidas no Governo Lúcio Alcântara.

E além do mais, é alegria dupla que o Lúcio frequente o Blog do Crato, website maior da região do Cariri, com cerca de 40.000 acessos mensais, e possamos aqui fazer justiça a essa grande personalidade, que além de ser uma pessoa de extrema gentileza, educação e atenção, para com os que o procuram, tem a minha mais profunda admiração, por ser ligado às Artes e à Cultura.

Como músico, compositor, pianista, além de fotógrafo e diversas outras atividades em campos do conehcimento, eu não poderia ficar mais feliz com essa visita, pois não é todo dia que temos tal ilustre visita. Mas ao mesmo tempo, quero ressaltar que os grandes homens da história eram letrados, e em seus governos, apoiaram a Arte e a Cultura. Não se pode conceber a governo de um povo confiado aos que não possuem um profundo conhecimento da história e que não enalteçam os grandes valores humanos que levamos milênios para consolidar.

Por isso, fica aqui o meu agradecimento pelo tratamento e a consideração para com a minha pessoa, e afinal, para todos os Cratenses.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato
Assessor de Imprensa da PMC
Músico, Fotógrafo.

E-mail de contato:
blogdocrato@hotmail.com