sexta-feira, 3 de julho de 2009

ONG

Em visita a Balseiro, no município cearense de Ipueiras, conheci um casal que fundou uma organização não governamental (ONG), Instituto Damião Ximenes, instalada na sede daquele município, voltada para a defesa e a promoção dos direitos humanos.

A senhora é irmã de Damião Ximenes, morto por maus tratos em um hospital para doentes mentais, sediado na cidade de Sobral.

O estabelecimento integrava, como prestador de serviço, o Sistema Único de Saúde (SUS), gerido pela Prefeitura Municipal de Sobral, a qual nunca assumiu sua responsabilidade.

Foi o Governo do Estado do Ceará, durante minha administração, que teve a iniciativa de propor à Assembleia Legislativa uma pensão para a família, como forma de minorar o mal causado.

Depois de se envolver na luta pelo reconhecimento da culpa do poder público na morte do irmão, ela decidiu, com o esposo, empenhar-se na proteção dos direitos das pessoas desamparadas.

Para tanto, fundou o Instituto, cuja denominação homenageia o morto.

5 comentários:

Vó Luisinha disse...

O Ceará tendo em seu comando a família Ferreira Gomes, beira a bestialidade. Nada me surpreende.
Vejam este exemplo.

Anônimo disse...

Dr. Lucio, me desculpe a sinceridade, mas o senhor não acha que suas recordações de ações e atitudes tomadas quando governador, em contraposição às do atual governador, não carregam em si um certo ranço de ressentimento pela derrota em primeiro turno nas urnas?

Augusto disse...

Parabéns ao casal pelo importante trabalho realizado.
E parabéns ao seu governo que, com sensibilidade, amenizou um pouco o sofrimento dos parentes de Damião Ximenes.

Lúcio Alcântara disse...

Obrigado por sua observação e a maneira educada como a fez. Não cultivo ressentimentos. Todavia registro a oposição maldosa, caluniosa e oportunista que sofri quando no governo. O eleitorado me colocou na oposição. É justo que cobre do governador o que o candidato prometeu. Faço-o com elegância, mas sem sucumbir à vaga de cumplicidade,manifesta ou silenciosa, que não serve à democracia. Portanto estou a exercer meu papel de homem público responsável e criterioso sem me deixar impressionar pelas tentativas de desqualificar meu comportamento. Perdi a eleição, não a voz.

Anônimo disse...

Dr.Lucio,o sr eh um cearense de muito valor continue assim sendo esse politico que nos orgulha.Agora na oposicao por fovor,se nao quem vai nos defender desse que estao por enqunto no poder.