quarta-feira, 27 de maio de 2009

Perda


Durante o tempo que estive fora, partiu de nosso convívio um grande e leal amigo. Refiro-me ao Caetano Guedes, que foi prefeito do município de Fortim, presidente da Central de Abastecimento (Ceasa) e deputado estadual.

Conhecemo-nos quando militávamos ambos no Partido Democrático Trabalhista (PDT), tendo ao longo dos anos se estabelecido uma sólida amizade entre nós.

Quando ocupei o cargo de vice-governador do Ceará, no exercício do Governo, devido a ausência do titular, tive o privilégio de assistir sua posse como primeiro prefeito de Fortim. Fazíamos, ele e eu, o parto de um novo município, por cuja emancipação tanto lutara.

Suportou com estoicismo e bom humor a longa moléstia que lhe acometera, a qual pouco se referia, enfrentando com coragem o agravamento e as intercorrências surgidas em sua evolução.

Nosso último contacto foi, para mim, uma dolorosa experiência, marcada pelo esforço que fazia para articular, com coerência, seu pensamento. Com a consciência nublada pela insuficiência hepática, tentava me alertar para o risco político que eu poderia correr.

Senti no encontro o travo amargo de uma despedida armada pelo acaso.

3 comentários:

Sávio Bezerra disse...

Será sempre lembrado pelos filhos de Fortim e muitos outros cearense e brasileiros.

Anônimo disse...

Conheci o Deputado Caetano Guedes na casa do meu saudoso Tio afin Mário Edson Sant'Ana quando eu ainda era criança. Tempos depois tornei a ter contato com Caetano quando um amigo de infância casou com uma de sua filhas e nessa época fiquei sabendo que o seu casamento civil havia sido celebrado pelo meu tio Desembargador Gilson Viana, então juiz da cidade de Aracati. Algum tempo se passou e reencontrei-o novamente já na CEASA onde reconhecidamente realizou ali um grande trabalho. Quando conversávamos sempre gostava de me relatar as "histórias" que vivera na Secretaria da Fazenda com Mário Edson e outros amigos como também gostava de me lembrar da celebração do seu casamento civil pelo meu tio, pois dizia que todos casamentos por ele celebrados nenhum havia se desfeito. Senti muito a passagem do Deputado como também sei que todo o povo de Fortim, município que deve sua emancipação a Caetano está de luto. Que DEUS lhe acolha para sempre no seu reino.

Oberdan Sousa disse...

bom dia Dr. Lúcio!

realmente uma grande perda para o município de Fortim e um grande amigo, tive o prazer da sua amizade.

Oberdan Sousa