sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ford e Hitler


Desconhecia que Henry Ford, o fundador da montadora de veículos Ford, responsável pela inovação industrial que permitiu a fabricação de automóveis em série, tornando-os acessíveis à população, inspirara o autobiográfico Mein Kampf, de Adolfo Hitler.

A informação está no livro A Biblioteca Esquecida de Hitler, de Timothy W. Ryback, a ser lançado, em breve, pela editora Companhia das Letras, que pesquisou oito anos a vida do ditador. Entre outras pessoas que lhe foram próximas, entrevistou a cineasta Lili Riefenstahl e sua secretária Traudl Junge.

O Führer tornou-se conhecido por queimar livros, no entanto constituiu bilblioteca pessoal, com cerca de 16 mil volumes, integrada por clássicos da literatura, da filosofia e ensaios racistas, que influenciaram sua formação política.

Entre as personagens reais mais invocadas por Hitler, está Henry Ford, modelo de self made man, que admirava ao ponto de manter uma foto dele na parede de seu escritório. De acordo com Ryback, o livro O Judeu Internacional, de autoria de Ford, marcou sua vida.

O livro do industrial, anti semita e ultra conservador, é uma compilação de textos inicialmente publicados no jornal da companhia, o The Dearborn Independent, nos quais afirmou que os EUA era um país ameaçado por uma conspiração judaico comunista, que visava dominar o mundo.

Hitler apreciou tanto o que Ford disse da Alemanha, segundo ele o país mais ameaçado pela conspiração judaica, que o citava com frequência.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 23/05/09.

Um comentário:

Oberdan Sousa disse...

Bom Dia Dr. Lúcio!

Sobre hitler, soube através de amigos que o nosso Fusca foi idéia do Führer, os alemães precisavam de um carro que rodasse no deserto cujo o motor fosse refrigerado a ar e não a água, veio então a ordem de hitler para que os engenheiros alemães desenvolvessem o motor do fusca. que até hoje é sucesso.

Oberdan Sousa