O congestionamento de veículos devido ao bloqueio do tráfego que ocorreu na BR 222, é o resultado da falta de bom senso da direção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Se não, vejamos:
Uma ponte da BR 222, cuja estrutura havia sido comprometida, se encontrava escorada para dar segurança ao trânsito dos carros até que fosse reparada. Com as fortes chuvas caídas na região de Itapajé, o escoramento foi arrastado, impondo-se como medida de segurança a interrupção do tráfego.
O DNIT local, responsável pela estrada, solicitou ao diretor do DER que autorizasse os veículos a transitarem pela rodovia estadual, para que o trânsito pudesse fluir.
Alegando norma que impede a passagem de veículos de grande tonelagem pelas rodovias estaduais, o DER negou a solicitação, embora o pedido fosse apenas por 24 horas.
A norma invocada data do meu governo, e tem por fim a proteção de nossas estradas, cujo pavimento não suporta caminhões de grande peso.
Mais tarde, com o caos instalado, foi autorizado o desvio para a rodovia estadual.
A realidade venceu a má vontade e a falta de senso, isso depois de longa espera e muito desconforto dos motoristas.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
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3 comentários:
Permita ao "anônimo por necessidade" uma observação complementar.
O Posto da Polícia Rodoviária Estadual, construída próximo a cidade de Aracati, no trecho Sucatinga-Aracati da antiga CE-004, hoje CE-040, em 1979 ou 1980, não recordo exatamente, tinha como principal finalidade evitar o tráfego pesado na referida CE, oriundo na BR-116, gerado no sul do país.Os demais postos da Polícia Rodoviária Estadual do estado tinham responsabilidade semelhante.
Assim, a regra não é nova.
É fato que as rodovias estaduais em geral não tem suporte para o tráfego CONTÍNUO de pesadas carretas.
Se o critério precisou ser reativado no seu reconhecidamente eficaz Governo, terá sido porque algum seu antecessor foi omisso e permitiu que a regra fosse "esquecida", em prejuízo do patrimônio público!
Creio que DER hoje signifique Departamento de Edificações e Rodovias e não Departamento de Estradas de Rodagem, como o blog se referiu.
Talvez aí o "x" da questão, a origem do que o Sr. chamou de "falta de bom senso"; o referido orgão não é especializado em rodovias, tenta ser muito ECLÉTICO, trabalhando em áreas muito diversificadas da Engenharia, o que não é recomendado por quem é do ramo.
Isto é resultado da prepotencia dos Ferreira Gomes que permeia e forma adeptos pelo atual governo. Fatos como este são lamentáveis.
No seu Governo o controle do tráfego nas rodovias estaduais era rigoroso , depois dele foi liberado.Fiquei surpreso quando vi esse fato, trafeguei diversas vezes na CE que liga Itapipoca a Sobral antes do problema na BR-222 e carretas trafegavam diuturnamente até danificarem aquele trecho e só foi proibido quando o trânsito tinha que ser desviado por necessidade real. A prepotência, arrogância e incompetência mandam no ESTADO DO "SALTO" ALTO!!!
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