quinta-feira, 19 de março de 2009

1000

Este texto é a milésima postagem do blog.

Ao deixar o governo do Ceará, eu era, literalmente, um analfabeto digital. Incapaz de realizar um procedimento por mais elementar que fosse.

Ao retornar de viagem que empreendi a Portugal, logo após transmitir o cargo, por insistência da minha mulher, comecei a lidar com o computador.

A seguir veio a criação do blog, contando com o apoio e o estímulo de familiares e amigos.

Os primeiros passos visaram a adaptação à linguagem da internet, síntese, clareza, marca pessoal, alguma irreverência e, às vezes, contundência.

A forma como se deu o processo eleitoral, de todos conhecida, e o desenrolar do governo, no qual pontificaram duas oposições, uma ostensiva e outra enrustida, um cavalo de tróia infiltrado na administração, ambas movidas pela ambição política que desconhecia limites éticos, explicam parte do êxito do meu adversário.

A vinculação partidária do candidato ao Presidente Lula, detentor de enorme popularidade, completa o cenário da vitória do meu oponente.

O adesismo desenfreado e a pusilanimidade de muitos, com honrosas exceções, obrigou-me a empenhar-me pessoalmente na defesa do meu governo. Manobras cavilosas e perseguições mesquinhas estiveram presentes desde os primeiros dias da nova administração.

A intenção era desconstituir um governo honrado e profícuo, reconhecido pela população, conforme pesquisas idôneas, à época divulgadas, num desejo manifesto de reescrever a história, como se isso fosse possível. Ilhado pelo mar governista, encontrei na internet um canal livre para me expressar.

Quando critico o governo, diferentemente do que ocorreu comigo, faço-o de modo impessoal, com elegância e respeito, mesmo quando mais incisivo, a partir de fatos incontestáveis ou de promessas eleitorais desmentidas ou irrealizadas. Procuro ser justo e sensato, no poder ou fora dele.

Na busca de uma unanimidade, que compromete a ética, as finanças e a democracia, não faltaram áulicos do governo, recentes e antigos, que se manifestaram para desqualificar minha postura oposicionista. No intuito de me diminuir debocharam dos blogueiros e internautas.

Como se estivesse impedido de reclamar, devido o insucesso eleitoral. Perdi as eleições, não a cidadania ou a liberdade de pensar. Tenho sentimentos, mas estou muito longe de ser um ressentido. A vida foi generosa comigo. Sou grato as oportunidades que tive. Julgo, ao contrario, que minha legitimidade para acompanhar e criticar o governo decorre do resultado do pleito.

Quando a oposição é um deserto, como aqui, há um deficit de participação. Sofrem com isto a democracia e o erário. Se falta quem grite que o rei está nu, ele parece vestido, apesar das evidências em contrário. Esse grito para desmentir aparências engendradas nunca vou deixar de dar.

Estou onde o resultado eleitoral me colocou: servindo ao povo, em outra trincheira, com a inegada vocação para a vida pública que minha trajetória confirma.

18 comentários:

Anônimo disse...

Sob as bênçãos deste dezenove de março, confirmas teu inequívoco talento, o de servir com dignidade o povo.
Nós, cearenses, temos ainda, e isso vem de sorte, a nobreza de sua conduta, a elegância natural de sua educação.
Parabéns, Lúcio. Avante, dr. Lúcio!

Anônimo disse...

Sua legitimidade decorre da HONRADEZ da sua VIDA PÚBLICA, dr. Lúcio.

Parabéns pela postagem, pelo blog e por sua trajetória política!

Anônimo disse...

Cavalo de Tróia, um artifício usado pelos gregos mais de 1000 anos antes de Cristo para vencer os troianos...

Cavalo de Tróia ou TROJAN, programas que se instalam aparentemente inofensivamente no seu computador e roubam informações do usuário...

Cavalo de Tróia, recurso político para minar um governo por dentro, como será que o sr. não percebeu isso, dr. Lúcio??!?

Anônimo disse...

Parabéns por mais essa conquista, Dr. Lúcio.
Sua vida pública sem máculas leva-o a um pequeno rol dos maiores homens públicos do país.
E o senhor nunca está sozinho, seja na situação ou na oposição, pois grande parte da população cearense permanece fiel ao seu lado.
Parabéns pelo texto e pelo sucesso do blog.

Armando Rafael disse...

Dr.Lúcio:
É inevitável nas conversas de rua a comparação entre sua administração e a atual.
No município de Crato o Sr. deixou marcas inapagáveis (Restauração do complexo da antiga estação ferroviária [hoje Centro Caultural do Araripe];a avenida que beira o canal do Rio Granjeiro, com final no bairro Pinto Madeira; reforma da Quadro Bi-Centenário; criação do Geopark Araripe; quadras de esporte da Vila Lobo e Muriti, reforma di Mercado Central; o CEO-Centro de Especialidades Odontológicas; a conclusão do Cine Teatro Municipal, dentre outras...
Depois de 27 meses de duração, que eu saiba, nenhuma obra do novo governo do estado ainda foi iniciada em Crato.
Resta aguardar os 20 meses que restam...
Armando Lopes Rafael
Crato - Ceará

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Não existe pessoa com maior legitimidade para apontar os desatinos do governo do salto alto do que o ex-governador Lúcio Alcântara. Principalmente diante de toda a sordidez praticada por pessoas que o traíram de forma calhorda, como um certo secretário que serviu a seu governo até a última hora, mostrando que a vocação dele não vai além das gordas tetas do erário, independente de quem as comande.

Mais ainda quando assistimos ao jogo sujo da delinquência política praticada na campanha por seu adversário, cuja expertise na arte de fraudar e ludibriar causa inveja ao mais competente meliante do estelionato e da vigarice.

O importante é que sua credibilidade não sofreu um arranhão, sua dignidade não contém uma mácula, sua liderança continua inabalada. Por isso vá em frente apontando os desvios e denunciando os engodos.

De todo seu texto, tenho somente uma observação a acrescentar: o papel da imprensa local, que tem sido de uma sujeição que considero até indecente. E o pior é que, tirando alguns que são cooptados e praticam o "jornali$mo oficio$o" às custas do contribuinte, boa parte do "adesismo" da mídia tupiniquim é voluntário mesmo. Jornais que antes tinham colunistas políticos arreganhando os dentes e rosnando à mais leve suspeita, hoje viraram prosélitos do Sinhô Coroné de Sobral e levam o tempo a arrastar a saia e balançar as cadeiras pra agradar Sinhozim. Cadê o Jornalismo investigativo? Nem lembram mais que diabo é isso. Só escrevem ditos burlescos ou cantilenas suaves ao ouvido de Nhonhô.

CADÊ AQUELA IMPRENSA QUE SE DIZIA INDEPENDENTE? O gato comeu...

Parabéns, Dr. Lúcio. A sua postura íntegra, decente e vigilante nos alivia a indignação de ver tanto desatino e nos livra um pouco do tédio de assistir ao rastejar daqueles que foram eleitos pra nos representar, denunciando os desvios do governante de plantão. Ou daqueles outros que deveriam praticar uma imprensa digna, corajosa, livre e investigativa em nosso estado e hoje se sujeitam até à censura oficiosa.

Cris

Unknown disse...

Ao ver hoje propaganda oficial sobre a inauguração de mais duas etapas do canal da integração, que o atual governo mais uma vez fez questão de mudar o nome, percebí, outra vez, a tentativa de desqualificar, deliberadamente, o governo anterior quando mostra uma inverdade: que o atual governo fez em dois anos o dobro do que havia sido feito em cinco anos pelos governos anteriores.
A inverdade: ele apenas, e tem méritos por isso, inaugurou essa quantidade de obras, não as realizou integralmente visto que expressiva parte das obras hoje inauguradas estavam realizadas quando da passagem do governo.
Parabens pelos 1000 posts e pela conduta ética e honrada.
O Sr, perdeu a eleição mas não perdeu a COMPOSTURA!!!

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,
Quando é que o Sr.vai publicar um livro com "as melhores do blog"? Isso precisa ser feito para que fique o registro, escrito, de sua atuação na rede.

Anônimo disse...

É a mais pura verdade. Você, quando Governador, permita-lhe tratá-lo assim, estava cercado por "inimigos cordiais", piores que os vírus do tipo "trojan", usando a linguagem do pessoal da informática. O seu grande erro foi que os seus amigos de sempre, verdadeiros, de longas datas, não puderam ser os "anti-virus" porque não você não deu chances para atuar. Preciso citar nomes como exemplo? São muitos. Sou um pequeno deles e estou torcendo pela sua "volta por cima"! No momento, prefiro não assinar e identificar-me simplesmente como anônimo. A propósito, pelo menos lhe mandaram um convite para a inauguração de mais esta fase do canal? Parabéns pelo seu "blog" que reflete muito a sua verdadeira personalidade.

Anônimo disse...

uMA PERGUNTA PARA O DR. LÚCIO ? O SENHOR ESTÁ FAZENDO O QIE ATUALMENTE ? QUAL EMPREGO ? QUAL FUNÇÃO ?

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Existia em seu governo, mesmo no gabinete, uma terceira vertente de um Cavalo de Tróia, leais ao partido que garantiu tempo e recursos ao seu adversário: o PT, que soube explorar muito bem as desconfianças entre o seu grupo e os tucanos.

Muitos de seus assessores, alguns ainda ao seu lado, acreditavam que poderiam conquistar o apoio do partido que tem a máquina federal. Ficaram desamparados, sem cargos, colados no senhor por falta de alternativa, na esperança de que uma nova eleição sua possa abrir novas portas.

É preciso observar quem procurou açodar os ânimos, sem o cuidado da ponderação. Eles também tem sua parcela de responsabilidade.

José Sales disse...

Grande texto para marcar uma posição exemplar. Continue mandando bala, Dr. Lúcio Alcantara.

Anônimo disse...

Não vejo a hora de votar no senhor novamente, eu e uma ruma de cearenses que sabem o seu valor.Jé sales tem razão manda bala.

Anônimo disse...

Governador:
Até hoje, ainda me pergunto como um homem experiente e preparado como o senhor não foi capaz de perceber o que para tantos outros parecia o óbvio: a traição que sofreria.
Cabe perguntar: quem adormece com as cobras pode reclamar de acordar envenenado? - (Nilton Ribeiro)

Anônimo disse...

Nilton, talvez o dr. Lúcio tenha pensado que poderia ser um "encantador de serpentes"... mas as cobras em questão não teem coração, nem mesmo a ética ofídica: atacar somente quando estão em risco.

Sávio Bezerra disse...

Parabéns pelos 1000 que venha mais 1000 com a qualidade de sempre !!!

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Desde os primeiros dias do seu governo, com a formação do Secretariado, eu vislumbrei uma traição enorme a se formar a sua volta, não tive nenhuma dúvida e o Tempo o Senhor da Verdade ratificou minhas suspeitas.

O.S.
Técnico em Informática

RastreadoreS de ImpurezaS disse...

Parabéns. Nós Blogueiros dos RastreadoreS de Impurezas esperamos que o Sr. nunca mais deixe de Blogar! Mesmo ocupando Senado, Câmara ou Governo. Nunca deixe de Blogar! Expressar e escutar as broncas dos Blogueiros,

Abraços,

Lúcio,

Tiago Viana,

em nome de toda Equipe dos RastreadoreS.